24/05/2022 as 10:07

ATENDIMENTO

Servidores do INSS têm pedido de concurso atendido

De acordo com o representante da categoria em Sergipe, Antônio Joaquim, os servidores consideram a greve vitoriosa diante da assinatura do acordo.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após mais de 50 dias em greve, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conseguiram formalizar um acordo com a gestão do órgão e suspenderam, nesta segunda-feira, 23, o movimento paredista. De acordo com o representante da categoria em Sergipe, Antonio Joaquim, os servidores consideram a greve vitoriosa diante da assinatura do acordo.

A principal reivindicação dos trabalhadores foi atendida: o INSS, conforme acordado, já enviou ao Ministério da Economia a solicitação de sete mil vagas para concurso público. Segundo Antonio Joaquim, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sindiprev), além de solicitar o concurso, o INSS também aceitou que, para ingressar no órgão, o concursado deverá possuir nível superior. “Nós trabalhamos com análises de processo e nós trabalhamos com interpretação de leis. Só as pessoas realmente capacitadas, com nível superior, é que tem condição de trabalhar nessas análises”, reitera o representante.

Mas esse foi apenas um dos pontos do acordo entre servidores e gestão do INSS. O órgão também se comprometeu em adquirir novos equipamentos de tecnologia, para dar maiores condições de trabalho aos servidores. “Computadores, mesas, ampliação da rede de internet, tudo isso será adquirido para que melhore o acesso, e que tenhamos uma maior fluidez, maior rapidez, no atendimento aos processos de atendimento à população”, explica Antonio. A carreira do INSS também sofre uma transformação, passando para carreira típica de Estado. Segundo Antonio, essa mudança é bastante favorável, pois garante a proteção legal para os servidores, garantindo um “INSS mais enxuto, e que realmente serve ao estado brasileiro”, disse o presidente do sindicato.

O acordo firmado entre INSS e categoria também contempla um pequeno reajuste, já que parte da gratificação de produtividade fará parte do vencimento básico. “Hoje o servidor do INSS tem o salário base e o vencimento básico inferior ao salário mínimo, o resto é gratificação. Isso é um crime. Porque gratificação pode sair a qualquer momento. Então o INSS, já com envio de medida provisória e projeto de lei, vai, a partir de janeiro de 2023, remanejar 2% ao mês da gratificação de desempenho para o vencimento básico do servidor. Isso também nos dá um alívio”, afirma Antonio Joaquim.

Apesar de considerar o acordo uma conquista, o sindicato cobrará do órgão a efetividade das promessas e caso elas não sejam cumpridas uma nova greve poderá acontecer. “Nós conseguimos reestruturar o INSS com a promessa de concurso público imediato, estrutura em tecnologia e estrutura humana. Estamos protegendo nosso trabalho e o direito da população em requerer os benefícios. Esperamos que o INSS cumpra, senão, vamos iniciar um novo processo de greve contra a gestão”, garante Antonio.