25/05/2022 as 09:52

BRASIL

Governo anuncia nova mudança na Petrobras

Secretário de Desburocratização, Caio Mario Paes, assume a estatal

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Governo anuncia nova mudança na Petrobras

O Ministério de Minas e Energia anunciou uma nova troca na presidência da Petrobras – a terceira desde o ano passado. Em nota divulgada na noite desta segunda-feira (23) a pasta informou que José Mauro Ferreira Coelho havia sido demitido do cargo, que ocupava há 40 dias. Para o lugar dele deve ser confirmado o atual secretário de Desburocratização, Caio Mario Paes de Andrade. Antes de José Mauro, a Petrobras foi presidida pelo general Joaquim Silva e Luna, demitido em março deste ano.

Luna e Silva tinha assumido o cargo no ano passado, após a dispensa do economista Roberto Castello Branco, em fevereiro de 2021. As três demissões têm como plano de fundo a alta no preço dos combustíveis, algo que o presidente Jair Bolsonaro tenta reverter sem sucesso, apesar das declarações contrárias e da pressão sobre a empresa. Um dos principais entraves é a política de preços da companhia que adota o critério de paridade internacional, acompanhando a cotação do barril de petróleo no mercado internacional.

Na nota, o ministério escreveu: “O Brasil vive atualmente um momento desafiador, decorrente dos efeitos da extrema volatilidade dos hidrocarbonetos nos mercados internacionais. Adicionalmente, diversos fatores geopolíticos conhecidos por todos resultam em impactos não apenas sobre o preço da gasolina e do diesel, mas sobre todos os componentes energéticos. Dessa maneira, para que sejam mantidas as condições necessárias para o crescimento do emprego e renda dos brasileiros, é preciso fortalecer a capacidade de investimento do setor privado como um todo.” A Petrobras está há 70 diassem registrar aumento no preço dos combustíveis, um dosmaiores períodos nos últimosdois anos. A empresa fala emuma defasagem de 8% nosvalores. No último dia 15 o Bolsonaro chegou a ser questionadosobre uma troca na presidênciada companhia, ao que respondeu “pergunta para o AdolfoSachsida”. Sachsida entrou no governono início do mês em substituição a Bento Albuquerque,também demitido pela crisedos combustíveis.