29/06/2022 as 08:46

DECLARAÇÃO

Prazo para MEI entregar declaração termina nesta quinta

Cerca de 89 mil empreendedores precisam informar faturamento ao Fisco

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Prazo para MEI entregar declaração termina nesta quinta

Termina nesta quinta-feira, 30 de junho, o prazo para os Microempreendedores Individuais entregarem a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI) à Receita Federal. Em Sergipe, cerca de 89,5 mil MEI necessitam prestar contas ao Fisco.

O procedimento é gratuito e realizado totalmente pela internet. Para fazer a declaração, o MEI deve inicialmente atualizar o seu cadastro no portal GOv.BR. Só após essa etapa será possível preencher a DASN.

A próxima etapa é acessar o portal www.gov.br/mei e escolher a opção Já sou MEI. Em seguida, selecione a opção Declaração Anual de Faturamento” e, depois, clique na opção correspondente para ser direcionado para a página no site da Receita Federal. Insira as informações solicitadas para continuar o login.

O próximo passo é clicar na seta no campo Selecione o ano calendário” e selecionar o ano calendário 2021. Depois é só informar os valores da receita bruta total, que corresponde a todo o faturamento obtido pelo MEI ao longo do ano, e se houve ou não a contratação de funcionário. Após concluir a entrega, o sistema permitirá a opção do comprovante.

Penalidades

Quem não realizar o procedimento no prazo fica sujeito ao pagamento de multa, no valor mínimo de R$ 50, ou de 2% (dois por cento) ao mês-calendário ou fração, incidentes sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na declaração. Caso o pagamento seja feito em até 30 dias, a multa será reduzida em 50%. Aqueles não entregarem a declaração terá seu CNPJ suspenso por 95 dias. Após esse prazo, caso ainda continue inadimplente, o cancelamento acontecerá definitivamente.

Além disso, o MEI ficará impossibilitado de gerar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), ficando inadimplente com o Simples Nacional. Também terá o bloqueio dos benefícios previdenciários pela falta de pagamento dos tributos (DAS) até a data de vencimento. Outra consequência é ficar impossibilitado de parcelamento dos débitos do MEI relativos ao período abrangido pela declaração enquanto não declarar.