12/08/2022 as 08:21

TEMPO

Ciclone extratropical: fenômeno pode causa chuvas e ventania em Sergipe

A frente fria deve ser dissipada na próxima segunda-feira (15), mas retorna novamente no dia 21 deste mês.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ciclone extratropical: fenômeno pode causa chuvas e ventania em Sergipe

Um ciclone extratropical, fenômeno meteorológico responsável por causar fortes chuvas e ventos atua nesta semana em parte do Brasil, com os efeitos mais fortes nesta quinta e sexta-feira, dis 11 e 12, em algus estados do país. De acordo o meteorologista Overland Amaral o fenômeno pode acabar causando fortes chuvas e ventos acima de 50km/h no estado de Sergipe, infomou ele na manhã desta sexta-feira, durante entrevista a uma emissora de rádio local.

Comuns na história climática brasileira, os ciclones extratropicais costumam se formar no extremo sul do país, entre o Rio Grande do Sul e Argentina e Uruguai, países vizinhos. Seus ventos são mais fracos e seus efeitos têm duração menor em comparação aos ciclones tropicais. “De certa forma, o ciclone extratropical que surge, geralmente, nessa época do ano, na Região Sudeste do Brasil. Eles geram frentes muito intensas, que devem chegar, também, a nossa região, no Leste do Nordeste do país, especificamente, na Bahia, toda a Costa Leste da Bahia e que também deve atingir o estado de Sergipe”, explicou Overlan Amaral.

Ainda segundo o especialista, a frente fria deve ser dissipada na próxima segunda-feira (15), mas retorna novamente no dia 21 deste mês.