12/08/2022 as 08:45

ORIENTAÇÃO

Furto de cabos de energia elétrica apresenta risco

Energisa orienta que somente profissionais autorizados devem realizar intervenções

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Furto de cabos de energia elétrica apresenta risco

A prática de furto de cabos de energia elétrica é um crime que está aumentando muito nos últimos anos em Sergipe. Uma ação que, além de criminosa, pode comprometer o fornecimento de energia em residências e estabelecimentos, causando prejuízos e dores de cabeça. No entanto, além disso, roubo e furto de cabos de alta tensão também apresenta riscos de morte para quem o pratica.

De acordo com a Companhia de Energia Elétrica de Sergipe, Energisa, há uma série de recomendações para que as pessoas não se aproximem ou toquem em fios de alta tensão. “Esta ação pode ocasionar diversos problemas à população em geral, como choques, incêndios e até mesmo acidentes graves”, alerta a Comunicação da empresa.

A Energisa ressalta que somente profissionais autorizados pela companhia devem fazer intervenções na rede elétrica. “Além de receberem treinamento específico, os técnicos utilizam equipamentos de proteção adequados à atividade”, destaca. As orientações se estendem para toda a população, não só para aqueles que praticam ações criminosas de furtos de cabos, com contato direto com os fios, mas também para quem se depara com algum fio partido, pendurado ou no chão, algo que é mais comum do que se imagina. “Para evitar choques elétricos, a população deve ficar afastada e acionar imediatamente a Energisa pelos canais de atendimento”, acrescenta a Comunicação da empresa.