05/09/2022 as 16:50
RECONHECIMENTOMenção honrosa foi recebida da Secretaria do Tesouro Nacional
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Universidade Federal de Sergipe foi classificada em 4º lugar no Brasil entre as universidades federais no quesito qualidade da informação de custos. A menção honrosa, recebida da Secretaria do Tesouro Nacional, se refere aos dados do ano 2021.
Reconhecendo as melhores práticas de governança pública, o ranking leva em conta os indicadores de implementação da contabilidade de custos por competência, a utilização das ferramentas de detalhamento de custos disponíveis no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e critérios de economicidade.
Abel Smith, pró-reitor de Administração (Proad), explica que uma das boas práticas adotadas pela universidade tem sido o rateio de despesas por unidade de custo.
“Hoje fazemos os lançamentos na plataforma Siafi discriminando quais os custos para cada campus, hospital etc. E nossa pretensão é ampliar o centro de custos de modo que possamos chegar ao nível de departamento, tendo uma visualização ainda melhor dos gastos, gerando transparência e facilitando a gestão”, diz.
O Relatório Foco em Custos 2021, produzido pela Secretaria do Tesouro Nacional, inclui ministérios, Advocacia Geral da União (AGU) e comandos militares, além de agências governamentais e empresas estatais dependentes.
“Estamos estudando os critérios e práticas utilizados no ranking para que possamos ter resultados ainda melhores no próximo ano exercício”, completa Abel. Dentre as universidades federais, a UFS obteve nota 6,575, aparecendo abaixo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), primeira colocada, com nota 6,701, e da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Federal de Rondônia (UNIR).
Fonte: UFS