28/11/2022 as 09:28

POPULAÇÃO

IBGE lança Disque Censo para quem ainda não foi recenseado

População deve ligar para o 137 e agendar sua entrevista

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

IBGE lança Disque Censo para quem ainda não foi recenseado

Desde agosto, o Censo Demográfico do IBGE está em campo para coletar informações sobre a população. Quem ainda não recebeu a visita do recenseador, poderá ligar para o número de 137 a partir desta terça-feira (29/11). A ligação é gratuita e pode ser feita até o final de janeiro.

É importante ressaltar que nessa fase, inicialmente, somente os estados de Sergipe e Piauí contarão com essa funcionalidade.

Como o 137 funciona?
Se a pessoa ainda não foi recenseada, ela deverá ligar para o 137, que é um canal de atendimento exclusivo para essa funcionalidade. A partir disso, ela responderá a alguns questionários que visam identificar se realmente nenhum morador do domicílio respondeu à pesquisa.

Para isso, o atendente solicita informações como telefone, email, endereço, nome da pessoa, ponto de referência, dentre outras informações. Com essas informações, o IBGE vai verificar se de fato a pessoa não respondeu ao Censo e agendar uma visita ao domicílio. A entrevista não ocorrerá pelo telefone, porque o IBGE precisa georreferenciar e associar o endereço, assim como para evitar fraudes na tentativa de aumentar a população dos municípios.

Vale ressaltar também que essa ligação não parte do IBGE e, sim, da população. Ou seja, o IBGE não liga para o informante solicitando dados.

Por que responder ao Censo é importante?
O Censo Demográfico é uma pesquisa que ocorre em todos os municípios do país, com o objetivo de coletar dados que permitem traçar um retrato da população. Com esses dados, é possível criar políticas públicas, assim como desenvolver pesquisas que são fundamentais para o crescimento do país. Responder à pesquisa é obrigatório e os dados são sigilosos, garantido por lei.

Até o momento, Sergipe já recenseou mais de 90% da população estimada, sendo o segundo estado do país com maior percentual de população recenseada.