28/11/2022 as 12:11

ILUMINAÇÃO

Modernização: mais de 80% da iluminação pública de Aracaju já é feita por LED

A troca dos pontos de luz é parte da modernização do parque de iluminação de Aracaju, executada a partir da Parceria Público-Privado (PPP) estabelecida entre a Prefeitura e o consórcio Conecta S/A.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Modernização: mais de 80% da iluminação pública de Aracaju já é feita por LED

Após 14 meses de trabalho ininterruptos, mais de 48.585 pontos de iluminação pública na capital sergipana já foram substituídos, isso significa que 81,31% das lâmpadas da cidade já são de LED. A troca dos pontos de luz é parte da modernização do parque de iluminação de Aracaju, executada a partir da Parceria Público-Privado (PPP) estabelecida entre a Prefeitura e o consórcio Conecta S/A.

Entre os bairros que recebem a modernização, os mais avançados são São José (96,10%), Bugio (95,67%), Jardim Centenário (95,30%), Matapoã (94,62%), Marivan (93,94%), Getúlio Vargas (92,96%), José Conrado de Araújo (92,79%), Cirurgia (92,67%), Salgado Filho (92,59%), Novo Paraíso (92,22%), Areia Branca (91,56%), 17 de Março (91,12%) e Atalaia (90,91%).

O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, destaca que experiência dessa PPP no município já é um sucesso e possibilita uma transformação pouco vista no país. Aracaju será a primeira do capital país a ter todo o seu parque de iluminação pública com essa tecnologia, que é mais econômica e durável.
 
“Nós conseguimos algo muito importante, que foi viabilizar toda a troca do parque de iluminação por uma tecnologia de ponta. Este tipo de lâmpada proporciona uma maior sensação de segurança, traz economia aos cofres públicos e ainda tem maior potência. Foi um grande acerto da gestão, e em pouco tempo a população aracajuana vai ter toda a cidade modernizada”, enfatiza Ferrari.

Cidade inteligente
A substituição dos pontos de iluminação por uma tecnologia mais moderna faz parte do Planejamento Estratégico 2021-2024 da gestão municipal e, conforme a previsão, deve ser concluída ainda este ano.
 
Entre os benefícios da modernização está a economia, tanto para realizar a manutenção do parque de iluminação pública, quanto de energia. Com a PPP, a troca dos 59.375 pontos de iluminação da cidade vai gerar 60% de economia para os cofres do Município.

“Essa economia permitirá financiar a PPP da Iluminação, sem onerar os cofres públicos. As lâmpadas de LED têm uma vida útil maior, então, a longo prazo, teremos uma economia significativa, também, no processo de manutenção, com uma menor troca se comparado com as lâmpadas de vapor de sódio”, complementa Ferrari.

Está estabelecido na PPP, também, a iluminação cênica em 16 pontos turísticos e históricos de Aracaju, um trabalho que já foi iniciado nos Arcos da Orla da Atalaia e na Colina do Santo Antônio, e que visa contribuir para o crescimento do turismo na capital. O projeto proporciona impactos positivos, ainda, em relação à segurança pública em Aracaju.

“Um dos fatores mais importantes para a segurança pública é a iluminação da cidade. Por isso que foi prioridade no processo de modernização começar a substituição das lâmpadas pelos bairros com maior índice estatístico de violência”, salienta Ferrari.