02/12/2022 as 13:06

CONHECIMENTO

Aracaju participa do Fórum Global sobre riscos de desastres

Na ocasião, o órgão apresenta as "Boas Práticas" para redução de riscos, implementada na capital

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta sexta-feira, 2, a Prefeitura de Aracaju, representada pela Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), participa do Fórum Global Understanding Risk (UR). Na ocasião, o órgão apresenta as "Boas Práticas" para redução de riscos, implementada na capital, com a formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).

A conferência internacional, sediada em Florianópolis/SC, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ocorre desde a segunda-feira (28) e reúne especialistas e profissionais de todo o mundo para apresentar as melhores práticas e as mais recentes inovações no campo da identificação e gerenciamento de risco de desastres.

O coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo, acompanha as discussões e soma conhecimentos, com foco no aprimoramento de estratégias voltadas à capital sergipana.

"Essa é uma importante oportunidade de dialogar com organismos de todo o país e do mundo sobre as pautas relacionadas à redução de riscos de desastres. Além de apresentar nossas experiências para a construção de uma cidade mais resiliente, participamos de debates sobre temas específicos, como as tecnologias utilizadas atualmente na identificação de riscos", destacou.

Boas Práticas
Exemplo de "Boas Práticas", a partir da formação de Nupdecs, na capital, a Defesa Civil de Aracaju esteve inserida na programação do Fórum Global para apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2017.

"Nossa participação tem por objetivo manter diálogo e adquirir conhecimentos pertinentes à redução de riscos, em alinhamento com os órgãos nacionais e internacionais, assim como compartilhar nossa experiência de sucesso com formação e manutenção de Nupdecs, para que possam servir como referência para outros municípios", detalha o coordenador, que realizou explanação sobre o tema nessa sexta-feira, 2.

Em sua explanação, Robson Rabelo apresentou os critérios e métodos utilizados para implementação dos Núcleos Comunitários, além dos aspectos de formação dos voluntários e ações preventivas desenvolvidas junto às comunidades das áreas de risco. Os temas foram relacionados à contribuição proporcionada pela iniciativa para ampliação da resiliência da cidade.

Evento
Organizado pela Prefeitura de Florianópolis, Banco Mundial e Mecanismo Global para Redução e Recuperação de Desastres (GFDRR), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o evento teve entre os seus expositores: Google, Nasa, TikTok, Canadá, Image Cat., Anticipation Hub, Programa de Resiliência de Cidades, Parceria Digital Earth, entre outros.

 

Fonte: PMA