01/02/2023 as 08:48

ESTIMATIVA

Verão/SE: bares e restaurantes esperam crescimento de até 50%

Estimativa é da Associação dos Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel)

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Verão/SE: bares e restaurantes esperam crescimento de até 50%

Diferente do que aconteceu nos últimos dois anos, o verão 2023 está eletrizante no que diz respeito à movimentação turística em Sergipe. Na verdade, desde o final o ano passado, com a retomada de eventos como Forró Caju, Pré-Caju e a festa de Réveillon, que comerciantes e empresários estão observando crescimentos.

De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe (Abrasel), João Guilherme Almeida, o aumento de movimento esse ano já supera os índices do período anterior à pandemia, no entanto, a rentabilidade não cresce na mesma proporção. “Aumentou bastante o movimento desde o ano passado, mas não estamos tendo tantos lucros porque, em compensação, tudo está mais caro esse ano. Então, temos até um movimento muito maior, mas em termos de rentabilidade, não tanto”, destaca Guilherme.

Para o período de Carnaval esse ano em Sergipe, segundo o vice-presidente da entidade, espera-se um aumento de aproximadamente 50% no movimento dos estabelecimentos localizados em zona turística, comparando com o mesmo período no ano passado. “Em 2022 não tínhamos essa movimentação. Acredito que esse período de alta estação, esse ano, está sendo muito maior do que o ano passado. Tivemos copa do mundo, festa de final de ano, alta estação, Projeto Verão, Carnaval. Com certeza esse período vai ser maior do que o ano passado”, aponta.

Ainda segundo Guilherme, esse crescimento se dá, principalmente, pelos investimentos da Prefeitura Municipal de Aracaju, ao firmar parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (Abih/SE), e destinar recursos superiores a R$ 1,5 milhão para serem aplicados na divulgação da capital enquanto destino turístico. “Se entrar no site da Decolar, vai estar lá que Aracaju foi 15º destino mais procurado do Brasil, e isso refletiu no nosso dia a dia. Estamos vendo o turismo mais movimentado, os eventos mais cheios. E todo esse movimento reflete nos bares e restaurantes, que está muito acima do que nos últimos três anos”, salienta.

Para os bares e restaurantes que estão fora do circuito turístico mais procurado na capital e nos municípios com atividades turísticas em Sergipe, esse crescimento não é tão acentuado. De acordo com o presidente da Abrasel, Bruno Dórea, isso ocorre porque os turistas buscam os estabelecimentos que estão mais próximos, assim como a própria sociedade também acaba se deslocando para bares da Orla e praias. “Os bares localizados mais nas partes internas da cidade, como Inácio Barbosa, Jardins, entre outros, não têm tanto aumento assim no Carnaval. Mas o verão está bastante animado para o setor, que vem tendo uma sensação de recuperação econômica. Chegamos em um patamar de antes da pandemia. No entanto, ainda temos o prejuízo financeiro, e ainda pagamos dívidas da pandemia. Durante a pandemia fomos convidados a adquirir um empréstimo para manter o estabelecimento aberto, e essa conta ainda está sendo paga. Graças a Deus estamos conseguindo pagar”, revela o presidente da Abrasel, que também é empresário do ramo.

|Por Laís de Melo
||Foto: Arquivo JC