01/02/2023 as 08:53

EMPREGO

DOK Calçados demite cerca de 500 funcionários em Sergipe

De acordo com informações do sindicato, o grupo emprega aproximadamente 1.800 funcionários, e foram demitidos 320 profissionais na unidade do município de Frei Paulo e 180 em Salgado.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

DOK Calçados demite cerca de 500 funcionários em Sergipe

Cerca de 500 funcionários do Grupo Dok Calçados das unidades localizadas nos municípios de Frei Paulo e Salgado, no interior de Sergipe foram demitidos. A demissão em massa foi confirmada nesta terça-feira (31) pelo Sindicato da Indústria de Artefatos de Couro. De acordo com informações do sindicato, o grupo emprega aproximadamente 1.800 funcionários, e foram demitidos 320 profissionais na unidade do município de Frei Paulo e 180 em Salgado. 

O prefeito de Frei Paulo, Anderson Menezes, participou de reuniões com o representante da empresa. Segundo o prefeito, o empresário explicou que o grupo está passando por uma crise (depois de perder um contrato com uma grande marca), mas está buscando soluções, entre elas, a reestruturação da empresa, para efetuar a readmissão de parte dos funcionários. Ele esteve reunido com o secretário Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Jorge Fraga, com o diretor-presidente da Codise, Ronaldo Botelho, com o diretor Administrativo e Financeiro da Codise, Gildo Xavier, além do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.

Na reunião, Fábio colocou o Governo de Sergipe à disposição para auxiliar, da forma que for necessária, no processo de reestruturação da DOK. "O empresário está empenhado em manter a empresa funcionando e já se comprometeram em realizar o pagamento dos funcionários em dia, pois ele quer voltar a investir no estado de Sergipe e voltar a gerar mais emprego, dando continuidade às atividades em Frei Paulo com o desejo de continuar investindo", disse.

Atraso
Funcionários do Grupo Dok, realizaram uma assembleia na porta da unidade da empresa, no município de Frei Paulo/SE para reclamar de atraso salarial, no último dia 21 de janeiro. De acordo com o Sindicato da Indústria de Artefatos de Couro, duas reuniões foram realizadas com representantes da fábrica, onde ficou acertado o pagamento de mais de R$ 800 mil para cerca de 2 mil funcionários que trabalham entre as unidades de Frei Paulo e Salgado.

Apesar disso, funcionários informaram que estão apreensivos, em virtude de o grupo Dok, responsável pelas marcas Dok Calçados, Dijean e Ortopé ter protocolado um pedido de recuperação judicial na cidade de Birigui (SP), onde está registrada a sede do grupo, na última quarta. O processo tramita em segredo de justiça.