02/02/2023 as 08:55

CARTEIRA ASSINADA

SE registrou saldo negativo de 1.283 vagas de emprego

Análise realizada com base no Caged compreende o mês de dezembro de 2022

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

SE registrou saldo negativo de 1.283 vagas de emprego

Análise realizada pelo Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), com base nos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência, revelou que houve saldo negativo de 1.283 vagas de emprego com carteira assinada no Estado, em dezembro deste ano.

O saldo decorre da diferença entre 7.176 admissões e 8.459 desligamentos, no período analisado. Emprego por grupamento de atividades econômicas A análise dos dados apontou que, em dezembro, houve abertura de vagas em dois dos sete grupamentos de atividades econômicas do Estado, com destaque para serviços, que registrou abertura de 135 postos de trabalho, seguido de outras indústrias, com quatro novas vagas. Por outro lado, registraram fechamentos de postos de trabalho os grupamentos de administração pública, defesa e seguridade social, saúde humana e serviços sociais (-863 vagas); construção (-221 vagas); agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-196 vagas); indústria de transformação (-139 vagas) e comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (-3 vagas).

Desempenho dos municípios Dentre os municípios sergipanos, Nossa Senhora do Socorro registrou a maior criação de vagas de trabalho, no mês analisado, com 285 postos de trabalho criados, seguido de Muribeca (+30 vagas), Malhada dos Bois (+23 vagas) e Itaporanga D’Ajuda (+17 vagas). Os municípios que registraram maior número de fechamento de postos de trabalho foram Aracaju (-569 vagas), Estância (-163 vagas) e Capela (-131 vagas).