03/02/2023 as 08:45

VELHO CHICO

Aumento da vazão afetou turismo do Baixo São Francisco

Cerca de 60 bares e restaurantes foram afetados pelas cheias no Velho Chico

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aumento da vazão afetou turismo do Baixo São Francisco

A vazão da Hidrelétrica de Xingó vai começar a reduzir nesta sexta-feira, 3, para 3.500 m³, segundo informação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Do sábado, 4, a segunda-feira, 6, a redução será de 3.000 m³. Ainda de acordo com a companhia, a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores, principalmente, em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco.

Caso as alterações na programação de defluência se configurem, serão previamente comunicadas. A cheia do São Francisco aconteceu na segunda semana do mês de janeiro, com a vazão da Hidrelétrica de Xingó, localizada na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas, que subiu até 4.000 m³/s. O aumento ocorreu por causa das chuvas acima da média que haviam sido registradas na região Sudeste, aumentando os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas de Três Marias e Sobradinho, no Estado de Minas Gerais. Isso provocou a cheia na bacia do Rio São Francisco, deixando as comunidades ribeirinhas em estado de alerta. Desde o alerta de cheia emitido pela Chesf em janeiro que a Defesa Civil do Estado de Sergipe atua para proteger as comunidades.

De acordo com o Superintendente Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe, tenente-coronel Luciano Queiroz, aproximadamente 60 bares foram afetados, principalmente os localizados nos municípios mais atingidos: Telha, Santana do São Francisco e Amparo do São Francisco. “O monitoramento é diário e realizado pelas Defesas Civis municipais que passam as informações para a Defesa Civil Estadual. Esse trabalho de monitoramento foi direcionado às pessoas afetadas com o processo de aumento da vazão, que são os donos de bares da região ribeirinha. Com a interrupção da comercialização desses bares, podemos dizer que afetou, indiretamente, o turismo local, pois eles funcionam como pontos de lazer da população local”, destaca o superintendente.

|Por Laís de Melo
||Foto: Divulgação