03/02/2023 as 13:52

EDUCAÇÃO

Secretários de Educação estadual e municipal alinham demandas para 2023

Reunião foi promovida pelo MPSE, por meio da 6ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão e do Centro de Apoio Operacional (CAOp) dos Direitos à Educação

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Ministério Público de Sergipe, por meio da 6ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão e do Centro de Apoio Operacional (CAOp) dos Direitos à Educação, promoveu um encontro com o Vice-Governador do Estado e atual Secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, e o Secretário Municipal de Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, para discutir as demandas da rede de ensino sergipana e traçar estratégias para o ano de 2023. O Secretário Municipal de Governo de Aracaju, Evandro Galdino, também participou do encontro.

O Promotor de Justiça Orlando Rochadel, Diretor do CAOp dos Direitos à Educação e titular da 6ª Promotoria de Justiça, fez o balanço dos projetos que estão em andamento e pontuou demandas que precisam ser discutidas com prioridade neste ano. “Todo início de ano, o Ministério Público procura reunir as secretarias para tratar de pautas importantíssimas, a exemplo da matrícula escolar, que está sendo executada. Nós apresentarmos para eles os projetos do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, o projeto de uma nova escola ali na região do Bairro Coqueiral, mencionamos o Censo Educacional, as matrículas de crianças e adolescentes com deficiência, ou seja, uma pauta longa, porque nós sabemos que as redes têm que agir de maneira integrada. População quando procura uma escola, nem sempre sabe se é municipal ou estadual, ela quer ser bem tratada”, frisou.

O MPSE contou com a receptividade dos Secretários de Educação, que se comprometeram a agilizar os projetos, com o objetivo de fortalecer a rede pública de ensino. “O MP tem esse compromisso na construção de pontos específicos da educação, então aproveitamos para discutir a ampliação de unidades com ensino profissionalizante, projeto para doação de área para construção de uma nova escola na zona norte de Aracaju, que vamos verificar as necessidades nos próximos dias, e questões relativas ao Conselho Estadual de Educação, para definição de modos de trabalho e maneiras de comportamento em relação a demandas que se apresentam nas escolas municipais e estaduais”, explanou Zezinho Sobral.

Desde quando assumiu a gestão da Educação Aracajuana, Ricardo Abreu tem tido reuniões com o MPSE para fortalecer o trabalho conjunto. “Nós temos no MP um grande parceiro. A gente inicia um novo ano estabelecendo um diálogo importante, porque nos permite fazer um planejamento para que tanto a rede municipal quando a estadual, apontem os caminhos da educação sergipana. O MP já tem acompanhado a expansão da rede pública municipal de ensino, com construção, reforma e ampliação de uma série de escolas em 2023 e 2024, o que terá um grande impacto para a educação sergipana”, afirmou.

Outras reuniões serão realizadas ao longo do primeiro semestre de 2023, para dar celeridade aos projetos e fomentar a integração nas esferas da educação sergipana.

 

Fonte: MPSE