20/03/2023 as 16:32

NEGÓCIOS

Sebrae reúne lideranças para criar agenda de desenvolvimento local

A iniciativa tem como foco o estímulo à criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Baixo São Francisco conta a partir desta segunda-feira com um importante apoio para estimular o desenvolvimento econômico da região e melhorar os indicadores sociais dos municípios. O Sebrae lançou no auditório do Campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS), em Propriá, o programa Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional).

A iniciativa tem como foco o estímulo à criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios, contribuindo assim para o surgimento de novos empreendedores e fortalecimento daqueles que atuam na região. A ideia é movimentar diferentes setores da economia local, buscando aumentar a circulação de recursos dentro das próprias cidades e estimular a geração de empregos.

Para isso foram reunidas 50 lideranças, representando os poderes municipais, estadual e federal, empresários e de entidades do terceiro setor, das quinze cidades que compõem a região (Propriá, Nossa Senhora de Lourdes, Canhoba, Amparo de São Francisco, Telha, Cedro de São João, Muribeca, São Francisco, Santana de São Francisco, Malhada dos Bois, Japoatã, Ilha das Flores, Pacatuba, Neópolis e Brejo Grande).

Eles participarão de encontros mensais com pautas específicas, abordando questões que vão desde a construção da coesão e identidade do grupo ao desenvolvimento da liderança empreendedora e oportunidades de articulação e negociação. Durante as reuniões eles também terão a responsabilidade de debater os problemas e discutir suas possíveis soluções, sempre levando em conta as particularidades e potencialidades desses locais.

Ao final serão selecionadas ações consideradas prioritárias, que passarão a compor um plano de desenvolvimento sustentável dos municípios. Caberá aos líderes o papel de construir parcerias que os ajudem a colocar em prática as ações mais adequadas.

“Como essa iniciativa estamos promovendo a integração dos gestores públicos e a sociedade para que juntos possam pensar em como promover o desenvolvimento da região. Não estamos trazendo aqui um modelo pronto e tentando implementá-lo Estamos querendo dar ao cidadão a oportunidade de ser protagonista na melhoria das condições do local onde ele habita”, explica o diretor técnico do Sebrae, Brenno Barreto.

Baixo IDH

A região do Baixo São Francisco reúne cerca de 128 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo 58% de sua população vivendo em áreas urbanas. Dos 15 municípios que compõem o território, nove apresentam IDH considerado baixo. Mais de 50% da população local tem rendimento nominal mensal per capita de até meio salário-mínimo.

“A chegada do programa nos ajuda a dar uma visão mais ampla sobre o que pretendemos para a nossa região. As ações que poderão ser criadas aqui serão fundamentais para definirmos qual o modelo de desenvolvimento queremos deixar para as gerações futuras”, ressalta a prefeita de Pacatuba, Manuella Martins, uma das cinquenta lideranças que participarão dos encontros.

O Programa Líder já foi desenvolvido pelo Sebrae nas regiões do Alto Sertão, Sul e Centro Sul de Sergipe. No Sul sergipano, por exemplo, foram selecionadas as ações consideradas prioritárias, que passaram a compor uma agenda de desenvolvimento sustentável dos municípios.

Nessa Agenda foram definidos os objetivos prioritários, metas, indicadores e as iniciativas detalhadas em: o que fazer, como fazer, quem fazer e quando fazer. Todas as ações devem ser implementadas até o ano de 2030.

No Alto Sertão, por sua vez, as ações do programa resultaram na criação da Agência de Desenvolvimento Líder do Alto Sertão Sergipano (ADLASS), que tem buscado realizar parcerias com os gestores municipais e instituições para promover o desenvolvimento sustentável da região. Entre as ações realizadas pela Agência, por exemplo, está a realização do Festival de Inverno do Alto Sertão (FIAS), promovido anualmente em Poço Redondo.