02/06/2023 as 08:38

IMPOSTO

Mais de 280 mil declarações de Imposto de Renda foram entregues à RF em Sergipe

Número supera estimativa do órgão, que esperava receber 250 mil declarações este ano

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O prazo do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 encerrou na quarta-feira, 21, e mais de 282 mil declarações foram entregues à Receita Federal de Sergipe, superando a meta estabelecida pelo órgão, que esperava receber 250 mil declarações esse ano.

Para quem perdeu o prazo de entrega, estará sujeito a pagar multa por atraso, no valor de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido. O valor mínimo de multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no mínimo, a 20% do valor do imposto de renda. Além disso, o contribuinte poderá ter o CPF pendente de regularização até a entrega da declaração fora do prazo.

As restituições já começaram a ser pagas nesta quarta-feira, 31. No Brasil, o número de declarações também superou a expectativa da Receita e atingiu um novo recorde, com mais de 41 milhões de declarações entregues dentro do prazo. Desse total, 24% utilizaram a modalidade pré-preenchida.

Nesta quinta-feira, 1º, a Receita reabriu o envio para os contribuintes que não declararam dentro do prazo estabelecido. O contribuinte pode fazer a entrega atrasada, com o programa para computadores do Imposto de Renda 2023, pelos apps para celulares e tablets “Meu Imposto de Renda, e pelo site da Receita Federal. No entanto, será preciso o pagamento da multa e juros pelo atraso, que será gerado automaticamente no Darf.