18/04/2024 as 08:11

TEMPO

Sergipe tem alerta de chuvas intensas até o dia 24 de abril

O aviso encaminhado através do Serviço de Alerta por SMS 40199 segue em vigor até a próxima sexta-feira,19.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sergipe tem alerta de chuvas intensas até o dia 24 de abril

Os centros de meteorologia dos estados do Nordeste confirmaram nessa quarta-feira, 17, o alerta de chuvas intensas na região até o dia 24 de abril. O boletim foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sob o respaldo dos nove estados nordestinos. Desde o início da semana, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe (Semac) vem monitorando as condições meteorológicas e emitindo boletins a fim de atualizar a previsão do tempo em todos os territórios do estado.

Confira a nota conjunta:
Ao longo do dia 18, um sistema frontal deverá avançar pelo extremo sul da Bahia e, mesmo distante no oceano, contribuirá para intensificar o fluxo de umidade no leste da região. Entre os dias 19 e 20, essa configuração sinótica deverá contribuir para que ocorram chuvas intensas entre o leste da Bahia, Sergipe e Alagoas. No período de 21 a 24, o fluxo de umidade do oceano para o continente (predomínio da circulação da Alta Subtropical do Atlântico Sul-Asas) e uma maior intensificação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), irão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva em toda a faixa leste desde a Bahia até o Rio Grande do Norte e também na porção mais norte até o Piauí. Há uma maior probabilidade de que os volumes mais expressivos (podendo pontualmente ultrapassar 100 mm) poderão ser registrados em áreas do Leste e Agente dos estados de Sergipe e Alagoas.

Aracaju
Após 24 horas da emissão do alerta de chuva moderada para a capital, a Defesa Civil de Aracaju reforça ações preventivas e atendimento à população. O aviso encaminhado através do Serviço de Alerta por SMS 40199 segue em vigor até a próxima sexta-feira,19. Até o final da tarde dessa quarta, 17, o volume de chuva acumulado nas últimas 48h foi de 47,7 milímetros (mm). Já para as últimas 24h, os pluviômetros registraram 14,2mm.

No mês, até o momento, o volume chega a 228 mm, superando a média histórica, que é de 192,3 mm. Para acompanhar os dados pluviométricos, a Defesa Civil conta com o sistema ClimAju, que fornece informações atualizadas pelos 17 pluviômetros instalados nas diversas regiões da capital. Durante o período de alerta, 18 solicitações foram registradas através do serviço emergencial 199, sendo atendidas 14 para avaliação de risco estrutural, que não possuem relação direta com os impactos das precipitações, um colapso parcial e três solicitações relacionadas a alagamentos. Com a previsão de incidência de chuva mais contínuas, as equipes da Defesa Civil reforçaram as ações preventivas, com monitoramento de áreas sensíveis, orientação à população e articulação com os demais órgãos que atuam na otimização do sistema de drenagem urbana, com foco na mitigação de pontos de alagamento.