25/09/2024 as 09:11

ECONOMIA DE ÁGUA

Deso ressalta importância de economia do consumo de água

As mudanças climáticas são uma das responsáveis pela crise, conforme a organização.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Deso ressalta importância de economia do consumo de água

Diante das alterações do clima do planeta, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) reforça à população do estado a importância do consumo de água potável responsável e consciente. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050, haverá entre 2,7 e 3,2 bilhões de pessoas vivendo em áreas com potencial de grave escassez hídrica no mundo. As mudanças climáticas são uma das responsáveis pela crise, conforme a organização.

“Sergipe é um estado que possui estresse hídrico. A nossa produção de água é impactada devido à baixa vazão dos nossos mananciais, sendo o rio São Francisco a exceção. Com a La Niña, fenômeno intensificado pelas alterações do clima, há um forte aquecimento das águas do oceano, fazendo com que haja crescimento de temperaturas no litoral e, assim, exista aumento da transpiração e da evapotranspiração de rios e riachos”, explicou o coordenador de Preservação de Mananciais e Segurança de Barragens (Cops) da Deso, Luiz Carlos Souza Silva.

De acordo com a ONU, as mudanças climáticas são alterações a longo prazo nas temperaturas e padrões do clima, que podem ocorrer por razões naturais e pela atividade humana – apontada pela organização como principal fator para a aceleração do processo, desde o século 19. “E isso afeta o ciclo da água, já que o regime de chuvas é prejudicado em face de eventos como o La Niña. A água é um bem finito, não é inesgotável. Por isso, é preciso preservar nossas fontes de água e nos conscientizarmos sobre o consumo hídrico”, afirmou o coordenador.

A partir desse princípio, a Deso desenvolve projetos que contribuem diretamente para conscientização socioambiental. O ‘Deso + Verde’, por exemplo, distribui gratuitamente mudas de plantas de vegetação nativa, visando proteção dos mananciais de água e a preservação do meio ambiente. Há também múltiplos programas de educação ambiental realizados junto à população, como o ‘Deso vai à Escola’, ‘Deso Comunidade’, ‘Escola vem à Deso’ e ‘Saneamento Expresso’ (acesse o site da companhia clicando aqui e saiba mais).

Como economizar

No dia a dia, os usuários podem adotar práticas simples que podem ajudar à minimização dos impactos das mudanças climáticas no acesso à água potável. O coordenador de Educação Ambiental da Deso, José Jorge Silva Santos, destacou que os consumidores devem estar atentos ao desperdício e às possibilidades de reutilização de água, ressaltando o uso consciente.

“Ao escovar os dentes, não devemos deixar a torneira aberta sem necessidade, assim como na hora do banho com o chuveiro. Além disso, podemos fazer reuso da água, como a da máquina de lavar e a da própria chuva, para realizar atividades que não demandam água potável. São ações que não exigem grande esforço, mas que têm potencial significativo de contribuição ao meio ambiente e à sustentabilidade dos recursos hídricos”, afirmou.

Jorge alertou, ainda, sobre a necessidade de verificação do sistema hidráulico das residências, para evitar e corrigir vazamentos e, se possível, promover melhorias que possam reduzir o consumo desnecessário de água. “Somado a tudo isso, devemos, também, ter atenção ao descarte correto de resíduos. O lixo precisa ser remanejado a um local adequado, a fim de não correr o risco de contaminar um corpo hídrico, como um rio ou córrego”, sublinhou.