25/09/2024 as 16:52

EDUCAÇÃO

Justiça mantém eleição on-line e remota na UFS

Comissão Eleitoral havia proposto realizar a eleição na modalidade presencial.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Justiça mantém eleição on-line e remota na UFS

A Justiça Federal em Sergipe determinou que as eleições para reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sejam realizadas apenas no formato on-line e remoto. A Comissão Eleitoral havia proposto realizar a eleição na modalidade presencial.

De acordo com a decisão judicial, ações de iniciativa de professores e estudantes da UFS buscavam impedir a alteração da Resolução nº 44/2022/CONSU, que define o processo eleitoral e permite que membros da comunidade acadêmica, desde que aptos para votação, participem da eleição por meio on-line e remoto e através do sistema SIGEleição. 

A alteração no processo eleitoral partiu da Comissão Eleitoral e do Conselho Universitário, que avaliaram que o voto remoto deveria ser restrito a um grupo específico (estudantes da Educação a Distância), e que toda a comunidade deveria votar presencialmente, em cabines nos campi, para garantir uma maior segurança.

 

A votação será realizada de forma remota, em um único dia, 15 de outubro, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SigEleições) da UFS. Essa plataforma é utilizada por diversas universidades públicas do país, sem qualquer indício de fragilidade até o momento. O acesso ao sistema é pessoal e intransferível. O sistema, assim como todo o processo de escolha dos gestores, será coordenado e operado pela Comissão Eleitoral.