08/10/2024 as 08:28

DIA DAS CRIANÇAS

Lojas já registram aumento na procura por brinquedos

De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio, 56% dos empreendedores projetam aumento nas vendas em comparação ao mesmo período de 2023.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Lojas já registram aumento na procura por brinquedos

O Dia das Crianças é uma das datas mais importantes para o varejo, especialmente no segmento de brinquedos e produtos infantis. De acordo com dados recentes da pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia das Crianças fatura bilhões e só fica atrás do Natal e do Dia das Mães.

De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio, 56% dos empreendedores projetam aumento nas vendas em comparação ao mesmo período de 2023.A data traz otimismo para os comerciantes, que esperam uma melhora em relação ao ano passado. A pesquisa aponta que, na ótica dos consumidores, os brinquedos serão os itens mais procurados para a data, com 41,7% das intenções de compra. Em seguida, roupas e acessórios (20,5%) e calçados (10,5%) estão entre as principais escolhas, cumprindo a tendência observada em anos anteriores. Produtos como chocolates e trufas, e eletroeletrônicos também aparecem nas preferências dos clientes. Com isso, os lojistas preparam os estoques e esperam aumento na procura por brinquedos para o Dia das Crianças.

A expectativa do varejo é que dia 12 de outubro seja o prenúncio do que vem pela frente, funcionando como um termômetro para o Natal. Nas lojas, a procura pelo brinquedo com o melhor preço para presentear a garotada já é muito grande. E a Ferreira Costa já percebeu um aumento de 50% nessa procura. Para atrair os pequenos consumidores, cada vez mais exigentes, o Home Center Ferreira Costa recheou as prateleiras com bastante novidades para todas as idades. De bonecos a brinquedos educativos, cama e banho, mesa e cadeira, servir ou até mesmo iluminação. Afinal, as brincadeiras desempenham um papel importante na vida dos pequenos, por isso, elas devem fazer parte da rotina de maneira saudável e adequada a cada etapa de crescimento. Por meio das brincadeiras, por mais singelas que sejam, a criança desenvolve suas capacidades sociais, emocionais e cognitivas, além de descobrir o mundo por meio das experiências, e se divertir.

Nesse sentido, os benefícios das brincadeiras podem ser potencializados se elas forem realizadas junto aos pais e amigos queridos, e em meio a ambientes mais próximos à natureza. Tendo essa ideia em vista, uma das principais recomendações de médicos e especialistas em desenvolvimento infantil é reduzir o tempo das inúmeras “telas” às quais os pequenos estão expostos. Com o consumo cada vez maior da internet e a correria do dia a dia, alguns pais podem encontrar dificuldades ou a falta de ideias para propor brincadeiras “offline”. Apesar da ajuda que a internet oferece para as crianças, principalmente na educação, o uso de telas em excesso na infância pode ser um risco. A dependência do celular, computador ou tablet afeta o desenvolvimento infantil. As crianças em idades cada vez mais precoces têm tido acesso aos equipamentos de telefones celulares, smartphones, notebooks e computadores, com isso, as brincadeiras ao ar livre e a magia do brincar, além do contato com outras crianças, acabam ficando prejudicados.

Segundo dados da pesquisa TIC KIDS ONLINE BRASIL 2019 (Pesquisa sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil), em 2019, 89% da população entre 9 e 17 anos era usuária de Internet, o que corresponde a cerca de 24 milhões de crianças e adolescentes, dos quais, 95% tinham no telefone celular o dispositivo de acesso à rede.