15/01/2025 as 15:27

EDUCAÇÃO

Dois estudantes da rede estadual conquistam 980 na Redação do Enem 2024

Notas são consideradas as mais altas entre os candidatos sergipanos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Dois estudantes da rede estadual conquistam 980 na Redação do Enem 2024

Quando o quesito é a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dois estudantes da rede pública estadual de Sergipe merecem destaque. Juan Gabriel Andrade de Oliveira, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, e Ana Cecília Marques Melo, do Centro de Excelência Barão de Mauá, ambos situados em Aracaju, obtiveram um desempenho admirável ao conquistarem a nota 980 na redação, que teve como tema ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’.

Juan Gabriel, de 18 anos, é aluno do Centro de Excelência Atheneu Sergipense desde 2022 e afirma estar feliz e realizado com o resultado, pois sabe que todo o esforço feito ao longo do ano foi recompensado. “Em 2023, fiz o Enem como treineiro, sem preparação específica para a redação. Não esperava muito, mas consegui uma nota acima de 500. Isso me motivou a me dedicar mais em 2024, quando realmente fiz o exame valendo”, comenta o jovem.

Nesse caminho árduo de preparação, algumas pessoas se tornam peças fundamentais. É o caso do professor de português e redação Wolney Marcos, que esteve sempre presente no processo. “Comecei o ano com dificuldades na redação, mas tive um professor incrível, o Rony, que me guiou com muita paciência. Trabalhamos intensamente, escrevi mais de 50 redações e estudei 30 temas variados, com muitos repertórios socioculturais e discussões profundas. O vínculo com o professor e o apoio dos colegas também foram essenciais para que eu conquistasse a maior nota da escola, fato celebrado com muita emoção pela minha família”, complementa Juan Gabriel, que está decidido a cursar Engenharia Química, inspirado por experiências em projetos de iniciação científica na escola.

Satisfeito com o resultado de seus alunos, o professor Wolney explica como se dá a preparação ao longo do ano letivo. “O processo inicia com um mês revisando as cinco competências da matriz de redação: gramática, estrutura, projeto de texto, coesão e proposta de intervenção. Em seguida, os alunos trabalham semanalmente com um tema diferente, abordando eixos temáticos variados como bullying, saúde e meio ambiente. As aulas incluem análises teóricas, materiais complementares (filmes, documentos) e sugestões de repertórios socioculturais. Durante as oficinas, os estudantes produzem redações e recebem feedback detalhado. Além disso, o aprendizado colaborativo e a autonomia dos alunos são incentivados, promovendo o espírito de equipe e o pensamento crítico. Ao final das 30 semanas, eles se sentem preparados para qualquer tema, demonstrando progresso notável e conquistando resultados expressivos, como notas altas e redações exemplares”, comemora o professor.

Escola Antirracista

Ana Cecília, também de 18 anos, é aluna do Centro de Excelência Barão de Mauá. Desde 2022, a escola desenvolve o projeto ‘Escola Antirracista’, que tem como objetivo contribuir para o aprendizado dos alunos em questões sociais como racismo ambiental, estrutural e intolerância religiosa.

Para Ana Cecília, o projeto teve um papel importante na redação. “As discussões e reuniões pautadas no racismo e na negritude, realizadas durante o ano letivo, me auxiliaram na hora de escrever a redação, pois já estava familiarizada com a temática”, comenta a estudante, que sempre participou de eletivas, rodas de conversa e atividades do projeto. Com o sonho de cursar medicina desde a infância, Ana agora disputa uma vaga na universidade federal.

O professor de filosofia e coordenador do projeto destacou o mérito de Ana Cecília e dos professores do turno da noite da instituição, período em que a aluna estuda. “Esse desempenho é resultado de um processo pelo qual a escola vem passando, compreendendo cada vez mais que as redações do Enem e os temas trabalhados na escola são, em sua essência, temas sociais. Estamos educando cidadãos”, conclui o coordenador, destacando o orgulho da instituição pelo resultado da aluna.

Nota da redação

A relevância de uma boa redação na prova do Enem é enorme. Muitas vezes, os estudantes se preocupam excessivamente com as matérias das provas objetivas e negligenciam a preparação para a redação. A nota dessa etapa equivale a 20% da prova do Enem, sendo dividida em cinco competências avaliadas, com pontuações que variam de 0 a 200 para cada uma, totalizando 1.000 pontos. Além disso, a redação é um instrumento essencial para avaliar a capacidade de expressão, argumentação e reflexão crítica dos candidatos, habilidades indispensáveis tanto para o exercício da cidadania quanto para o sucesso na profissão escolhida.