22/03/2025 as 11:50
EQUIPAMENTOSNo total, Aracaju terá 600 patinetes, com 300 já em circulação na Orla da Atalaia.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Os novos patinetes elétricos chegaram a Aracaju e já estão conquistando moradores e turistas que visitam a cidade. São mais de cinco mil utilizações registradas em menos de uma semana de inauguração. Combinando praticidade, modernidade e uma boa dose de diversão, o novo modal está sendo visto como uma ótima opção para lazer e mobilidade urbana. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a empresa Jet, está sendo concretizada em duas etapas. No total, Aracaju terá 600 patinetes, com 300 já em circulação na Orla da Atalaia. Os equipamentos são modernos e contam com GPS, placa de identificação, freios, campainha e faróis de LED.
Aracajuanos e turistas que já tiveram a oportunidade de conduzir os patinetes elétricos garantem que tiveram uma boa experiência. A representante de atendimento Alana Santos Figueirôa, 26, conta que aprovou a novidade: “Estou utilizando os patinetes desde ontem e estou achando ótimo, muito bom e muito confortável, e aqui no ambiente da Orla da Atalaia fica perfeito para a gente passear. Está sendo uma experiência maravilhosa. Os patinetes são bastante seguros, tanto para andar, quanto também na questão da entrega ”, disse.
A esteticista Aline Ribeiro Andrade, 31, também se animou com a chegada dos patinetes. “Utilizei o patinete e adorei. Ele é muito prático, intuitivo e acessível . Achei essa ideia do patinete elétrico o máximo. Ele não atinge uma velocidade alta, então é bastante seguro, dá para controlar bem. Experimentei para lazer, mas pretendo também, futuramente, usar para me locomover mesmo, agora que peguei a prática”, afirmou.
s estudantes Isaías da Silva Santos, 18, e Isaque da Silva Santos, 17, também compartilharam suas opiniões sobre o novo transporte. “Achei bem legal andar com o patinete elétrico. É bem seguro, inclusive um pouco pesado, e isso ajuda a evitar que alguém furte. Foi uma ótima iniciativa da Prefeitura e a gente espera que, em breve, possa ampliar ainda mais a área em que a gente pode trafegar com ele”, comentou Isaías. Já Isaque destacou o fator segurança e organização: “Estou achando os patinetes ótimos porque é um meio de transporte novo, e tenho certeza que, assim como eu, muitas pessoas vão gostar. Acho importante o fato de ter áreas delimitadas, para justamente evitar que alguém leve ou danifique, então isso traz mais segurança”, declarou.
Valores
Para utilizar os patinetes, basta baixar o aplicativo da Jet, escanear o QR Code e começar o passeio. Custa 0,25 centavos por minuto das 5h às 8h da manhã e 0,39 centavos o resto do dia. Sábados e domingos 0,69 centavos por minuto. O pagamento pode ser feito via Pix ou cartão de crédito, e há opções de planos mensais e anuais, que variam de R$ 14,99 a R$ 49,99. Esses planos eliminam a taxa de desbloqueio, mas quem preferir pagar por uso avulso também tem essa opção, com uma taxa fixa do desbloqueio mais o valor por minuto de uso.
Com 162 pontos espalhados pela Orla da Atalaia, o usuário pode pegar e devolver o patinete em qualquer um desses locais. Além disso, a SMTT realizará fiscalizações para garantir o uso correto dos equipamentos, reforçando a segurança de todos. Vale lembrar que o uso é permitido apenas em ciclovias, passeios e calçadas largas, evitando vias de trânsito comum.