27/05/2025 as 09:18

LUTO

Sepultamento do Monsenhor Carvalho será nesta terça, no Cemitério Santa Isabel

O velório do monsenhor José Carvalho de Souza acontece na manhã desta terça-feira, 27, no Centro de Evangelização Cultura, localizado na Rua Propriá, nº 222, no Centro de Aracaju.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Foto: Rozendo Aragão/Rede Cultura

O velório do monsenhor José Carvalho de Souza acontece na manhã desta terça-feira, 27, no Centro de Evangelização Cultura, localizado na Rua Propriá, nº 222, no Centro de Aracaju. O local funciona anexo à Rádio Cultura FM. O monsenhor morreu na segunda-feira, 26, aos 98 anos, em um hospital particular de Aracaju, onde estava internado, tratando de uma infecção respiratória.

A missa de sepultamento está marcada para as 14h30 e será presidida pelo arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom Josafá Menezes da Silva. Já o sepultamento ocorrerá às 16h, no Cemitério Santa Isabel. "Diretor do Colégio Arquidiocesano e voz marcante da fé, por meio da Rádio Cultura, Monsenhor Carvalho foi um incansável anunciador do Evangelho, cuja vida e obra marcaram profundamente nossa Arquidiocese. Logo após assumir o pastoreio desta Igreja Particular, em agosto de 2024, tive a alegria e a honra de visitá-lo pessoalmente, testemunhando de perto seu testemunho de fé e compromisso sacerdotal exemplar", diz a nota da Arquidiocese de Aracaju.

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por meio do Defensor Público-Geral, José Leó de Carvalho Neto e demais membros, também manifestam o mais profundo pesar pelo falecimento do Monsenhor José Carvalho de Souza. "Uma das grandes referências da educação em Sergipe que deixa um grande legado. Monsenhor Carvalho era um amigo e foi meu professor de religião. Carinhosamente conhecido por todos como padre Carvalho, era um ser humano único, um coração enorme e um grande mestre. Vem na minha memória a música que tocava todos os dias no Arquidiocesano para sairmos da sala de aula. São lembranças e momentos inesquecíveis. Sinto muito pela perda desse grande amigo", lamenta o defensor público-geral, Leó Neto.

Monsenhor Carvalho 

Natural de Lagarto, Monsenhor Carvalho foi ordenado sacerdote em 2 de dezembro de 1956, na matriz do município. Em 1957, foi nomeado reitor do Seminário Arquidiocesano e capelão da Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Aracaju.

Em 1960, fundou o Ginásio Diocesano "Sagrado Coração de Jesus", que posteriormente se tornou o Colégio Arquidiocesano, uma das mais renomadas instituições de ensino do Estado.

O monsenhor também foi empossado, em 2013, membro da Academia Lagartense de Letras, ocupando a cadeira de número 10.