19/03/2019 as 16:34

GÁS NATURAL

Navio regaseificador chega à Usina Termoelétrica de Sergipe

O navio possui capacidade de estocagem de 163 mil metros cúbicos de GNL e de regaseificar até 21 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Navio regaseificador chega à Usina Termoelétrica de SergipeFoto: Divulgação

O navio possui capacidade de estocagem de 163 mil metros cúbicos de GNL e de regaseificar até 21 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Chegada no equipamento à costa sergipana representa um fundamental passo para a continuidade da implantação da Usina Porto de Sergipe

Responsável por regaseificar o Gás Natural Liquefeito (GNL) que será utilizado pela Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I, na Barra dos Coqueiros (SE), o navio regaseificador FSRU Golar Nanook chegou ao estado no último domingo (17). O projeto é realizado pelas Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) e representa um passo fundamental para a continuidade da implantação da termoelétrica.

“A chegada da FSRU Golar Nanook é um marco importante para o projeto da Celse e para a história de Sergipe. Para a companhia, é a continuidade da implantação da termoelétrica, seguindo o cronograma estabelecido desde 2015, quando se sagrou vencedora do leilão de energia. Para Sergipe, representa a disponibilidade de um combustível limpo e competitivo para diversas aplicações”, destacou o presidente da Celse, Pedro Litsek.

O navio possui capacidade de estocagem de 163 mil metros cúbicos de GNL e de regaseificar até 21 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Ainda de acordo com a Celse, a embarcação já está em processo de liberação alfandegária e, posteriormente, acorada no sistema submarino instalado, onde permanecerá pelos próximos 25 anos, ancorado a 6 quilômetros da costa sergipana. A instalação do sistema de ancoragem foi concluída no mês de fevereiro. No processo, três estacas de 45 metros foram cravadas no leito marinho.

"Do ponto de vista do governo, parabenizamos a Celse pelo cumprimento de mais uma etapa dentro do cronograma. O navio é um equipamento industrial importante e que mostra a pujança do projeto", destacou o assessor de Políticas de Desenvolvimento do Governo do Estado, Oliveira Junior.

Sobre o navio

Fabricado pela Samsung, o navio realizou sua primeira parada em Singapura, onde foi abastecido de combustível e outros suprimentos. Em 26 de fevereiro, o Golar Nanook chegou a Camarões, no continente africano, onde foi recepcionado pela equipe do Golar Hilli, que opera como FLNG (unidade que liquefaz gás produzido naquele país). Operações de resfriamento nos tanques foram realizadas e o navio foi abastecido com uma carga de GNL.

O Nanook seguiu viagem com destino à Sergipe, onde será conectado ao sistema de ancoragem Yoke, o qual foi instalado com sucesso no início deste mês, e está localizado a 6 km da costa sergipana. Esse sistema é interligado ao gasoduto que irá alimentar as turbinas da UTE Porto de Sergipe I, gerando assim, energia.

*Com informações da Celse