23/07/2020 as 09:11

LANÇAMENTOS

#EmCasacomSesc estreia mais quatro filmes

A série Cinema oferece streaming gratuito em alta qualidade e sem necessidade de cadastro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

#EmCasacomSesc estreia mais quatro filmes

A partir de hoje, 23, o Sesc Digital disponibiliza a ficção da diretora turco-francesa Deniz Gamze Ergüven, além do longa “Entrelaços”, da japonesa Naoko Ogigami; os documentários “Partido Alto”, sobre as variações deste tipo de samba pelo país, e “Encantado - O Brasil em Desencanto”, um testemunho político e poético do Brasil; e a ficção nacional infantil “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu. A série Cinema #EmCasaComSesc oferece a cada semana streaming gratuito de filmes em alta qualidade e sem necessidade de cadastro. Basta acessar sescsp.org.br/cinemaemcasa. Confira a seguir as sinopses das novidades que estreiam na tela de casa.

‘Cinco Graças’
Dir.: Deniz Gamze Ergüven, Turquia, França, Alemanha, 2016,93 min, 14 anos

No início do verão em um vilarejo turco, Lale e suas quatro irmãs brincam de forma debochada com os meninos, o que acarreta em um escândalo de consequências muito fortes: a casa delas se torna praticamente uma prisão, elas aprendem a limpar ao invés de ir para a escola e seus casamentos começam a ser arranjados. As cinco não deixam de desejar a liberdade, e tentam resistir aos limites que lhes são impostos.

‘Entrelaços’
Dir.: Naoko Ogigami, Japão, 2017, 127 min, 16 anos

Depois de ser abandonada pela sua mãe, Tomo, uma pequena garotinha de 11 anos, é acolhida por seu tio, Makio, e pela sua namorada, Rinko, que é uma pessoa transgênera. No primeiro momento a menina estranha a nova relação familiar. Ao longo dos dias Rinko demonstra carinho e afeto por Tomo, que acaba descobrindo o verdadeiro sentido de uma família.

‘Partido Alto’
Dir.: Leon Hirszman, Brasil, 1982, 22 min, 10 anos

Com raízes na batucada baiana, o partido alto sofre variações porque, ao contrário do samba comprometido com o espetáculo, é uma forma livre de expressão e comunicação imediata, com versos simples e improvisados, de acordo com a inspiração de cada um. Partido Alto é uma forma de comunhão, reunindo sambistas em qualquer lugar e hora pelo simples prazer de se divertir.

‘Encantado - O Brasil em Desencanto’
Dir.: Filipe Galvon, França, 2020, 83 min, Livre

Considerado há alguns anos o “país do futuro”, o Brasil viu crescer desde 2013 um desencanto profundo entre as classes médias e populares que culminou com a ascensão de Jair Bolsonaro à presidência em 2018. Encantado retrata essa história recente brasileira a partir de um bairro homônimo do subúrbio carioca transfigurado pelas Olimpíadas de 2016. Do Rio a Paris, um testemunho político e poético do Brasil pelo olhar da primeira geração de classe popular a estudar no exterior.

‘O Menino e o Mundo’
Dir.: Alê Abreu, Brasil, 2014, 85 min, Livre

Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

|Foto: Divulgação