07/10/2021 as 09:10

CINEMA

‘O Homem que Vendeu sua Pele’ estreia no Cine Vitória

Com o passar dos meses, Sam percebe que a decisão peculiar significa qualquer coisa, menos liberdade

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

No roteiro de estreia nacional, o Cine Vitória exibe hoje, 7, às 17h30, “O Homem que Vendeu sua Pele”, película da Tunísia dirigida por Kaouther Ben Hania e indicada a melhor filme internacional no Oscar 2021, que foi inspirada em um fato real, conta a história de Sam Ali, um jovem sírio, impulsivo e sensível que para escapar da guerra troca o seu país pelo Líbano. Ao declamar o amor em público, Sam recebe voz de prisão e, na esperança de viver com a mulher da sua vida, ele aceita a proposta de tatuar suas costas por um dos artistas contemporâneos mais cultuados do mundo, o que resulta na transformação do seu corpo em uma obra de arte de prestígio. Com o passar dos meses, Sam percebe que a decisão peculiar significa qualquer coisa, menos liberdade.

O ponto alto do roteiro está no entrelaço entre o drama vivido pelos refugiados, o controverso mundo das artes e o preço de viver um grande amor, que às vezes pode custar mais caro do que se possa imaginar. A ideia do filme “O Homem que Vendeu sua Pele” começou a germinar na cabeça da diretora Kaouther Ben Hania em 2012, quando ela visitou uma retrospectiva dedicada ao artista belga Wim Delvoye, no Museu do Louvre, em Paris. “Lá eu vi a obra em que o artista tatuou as costas de Tim Steiner, um homem sentado em uma cadeira, sem camisa, exibindo o design de Delvoye. A partir desse momento, esta imagem singular e transgressora não me deixou”. Pouco a pouco, outros elementos da experiência de vida da diretora acrescentaram situações e enriqueceram essa imagem. “Uma vez que todos esses elementos vieram juntos, a história parecia pronta e me compeliu a escrevê-la. Um dia em 2014, quando eu estava prestes a editar a enésima versão do roteiro do meu filme anterior, ‘Beauty e os Cães’, descobri-me escrevendo sem parar durante cinco dias a história desse filme ”, conta a diretora.

“O Homem que Vendeu sua Pele” retrata dois lados opostos do mundo, o mundo das artes e o mundo dos refugiados, um deles elitista, onde liberdade é a palavra-chave e, do outro lado, um mundo de sobrevivência impactado por acontecimentos atuais em que a falta de escolha é a preocupação diária dessas pessoas. E é justamente no contraste entre esses dois mundos que o filme acontece e faz uma reflexão sobre privilegiados e condenados.