28/10/2021 as 11:54

CINEMA

‘Marighella’ estreia em Aracaju

Dirigido por Wagner Moura, o filme biográfico conta a história do guerrilheiro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Num resgate de memória e resistência necessárias, estreia hoje, 28, em Aracaju, o filme brasileiro “Marighella”, dirigido por Wagner Moura. Nele, a história de Carlos Marighella, em 1969, um homem que não teve tempo para ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar, do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação. Marighella era político, escritor e guerrilheiro contra a ditadura militar brasileira.

Ainda na nova programação, a chegada da animação “A Família Addams 2: Pé Na Estrada”. Dirigido por Greg Tiernan, o filme conta que seus filhos estão crescendo rápido e fazendo coisas que não faziam. Morticia (Charlize Theron) e Gomez (Oscar Isaac) decidem colocar a família inteira no trailer assustador para uma miserável viajem de férias. Percorrendo os EUA inteiro, a família Addams encontra primos distantes e novos amigos. O que poderia dar errado? Na “Sessão TBT”, da rede Cinemark, tem a exibição de “Minha Mãe é um Peça”, filme com o maravilhoso e saudoso Paulo Gustavo. Nele, Dona Hermínia (Paulo Gustavo) é uma mulher de meia idade, divorciada do marido (Herson Capri), que a trocou por uma mais jovem (Ingrid Guimarães).

Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo), sem se dar conta que eles já estão bem grandinhos. Um dia, após descobrir que eles consideram ela uma chata, resolve sair de casa sem avisar para ninguém, deixando todos, de alguma forma, preocupados com o que teria acontecido. Mal sabem eles que a mãe foi visitar a querida tia Zélia (Sueli Franco) para desabafar com ela suas tristezas do presente e recordar os bons tempos do passado. Ainda em cartaz está o filme “Duna”. Inspirado na série de livros de Frank Herbert, Duna se passa em um futuro longínquo.

Na narrativa, o Duque Leto Atreides administra o planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna, lugar de única fonte da substância rara chamada de “melange”, usada para estender a vida humana, chegar a velocidade da luz e garantir poderes sobrehumanos. Para isso, ele manda seu filho, Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e talentoso que nasceu para ter um grande destino além de sua imaginação, e seus servos e concubina Lady Jessica (Rebecca Fergunson), que também é uma Bene Gesserit. Eles vão para Duna, a fim de garantir o futuro de sua família e seu povo. Porém, uma traição amarga pela posse da melange faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, nativos do planeta que vivem nos cantos mais longes do deserto.

No Cine Vitória, tem a exibição de “Cabeça de Nêgo”, dirigido por Déo Cardoso. Nele, após reagir a um insulto em sala de aula, Saulo (Lucas Limeira) é expulso da escola, recusando-se a sair das dependências da instituição. Em sua ocupação, ele usa as redes sociais para expressar todo o seu descontentamento com a direção da escola, expondo o abandono e a solidão sofridos por ele e outros estudantes, iniciando um verdadeiro movimento estudantil.