17/02/2022 as 12:12

TELONAS

‘Os Confins do Mundo’ estreia no Cine Vitória

Obcecado por um desejo incontrolável de vingança, pois somente assim acredita que minimizará a dor da perda, ele vai se embrenhar em uma busca solitária e secreta

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

‘Os Confins do Mundo’ estreia no Cine Vitória

A telona do Cine Vitória se acende para exibir “Os Confins do Mundo”, de Guillaume Nicloux. Ambientado na Indochina em 1945, no término da Segunda Guerra Mundial, a película conta a história de Robert (Gaspard Ulliel), único oficial francês sobrevivente de um massacre, no qual o irmão morreu diante de seus olhos. Obcecado por um desejo incontrolável de vingança, pois somente assim acredita que minimizará a dor da perda, ele vai se embrenhar em uma busca solitária e secreta.

No entanto, seu plano pode sofrer reviravoltas. O filme ainda merece destaque pela parte técnica, com uma fotografia e direção de arte dignas das grandes produções, aliada a bons efeitos de som. Também será uma das poucas oportunidades de ver atuando na telona, o talentoso Gaspard Ulliel, que se destacou na última década, com atuações marcantes, a exemplo de “Saint Laurent” e “É apenas o fim do Mundo”, e que lamentavelmente se foi aos 37 anos, em um acidente de esqui, no último mês de janeiro. Ainda no cinema da Rua do Turista, tem as estreias de “Lá Vamos Nós”, co-produção Israel/ Itália, dirigida por Nir Bergman.

O filme conta a história de Aharon, que dedicou toda sua vida para cuidar de seu filho autista, Uri. Eles vivem juntos e seguem uma confortável rotina, longe do mundo real. Quando Uri chega à adolescência, seu pai decide colocá-lo em uma casa especializada no tratamento de jovens autistas. Porém, no meio do caminho, Aharon desiste da ideia, alegando que seu filho não está pronto para essa separação. Será mesmo que ele não está? Ou será seu pai quem não está pronto? Em “Rio de Vozes”, dirigido por Andrea Santana e Jean-Pierre Duret.

O documentário aborda o Rio São Francisco, que banha as terras semiáridas do Sertão brasileiro e está hoje fragilizado pelo desmatamento de suas margens e a superexploração da agricultura intensiva, que por sua vez ameaça a vida dos habitantes da vasta região abarcada por este grande rio. Finalizando as estreias, o suspense franco-belga, Rouge, de Farid Betoumi, narra a vida de Nour, uma enfermeira que trabalha para uma fábrica de produtos químicos. Quando ela começa a desconfiar que há uma irregularidade na gestão dos resíduos químicos, ela investigará a fundo para saber até onde o problema vai. O complexo Cinemark estreia o indicado ao Oscar, “Licorice Pizza”, do aclamado Paul Thomas Anderson, conta a vida de Alana Kane (Alana Haim) e Gary Valentine (Cooper Hoffman) crescendo, correndo e se apaixonando no Vale de San Fernando, 1973. Os dois iniciam vários negócios, flertam, fingem que não se importam um com o outro e, inevitavelmente, se apaixonam por outras pessoas para evitar se apaixonarem. Mas há um detalhe entre os dois: ela tem 25 e ele 15.

A produção está indicada aos Oscar’s de melhor filme, direção e roteiro original. Tem ainda a estreia de “Uncharted: Fora do Mapa”, que é baseado na série de games de aventura de sucesso da Naugty Dog Uncharted, e teve um longo caminho da ideia de se tornar um filme até a adaptação realmente sair do papel. O filme é protagonizado por Tom Holland, que interpreta um Nathan Drake jovem, e Mark Wahlberg, que vive o mentor de Nate, Victor “Sully” Sullivan. A Rede Centerplex, além de Uncharted, estreia o brasileiro “A Jaula”. Um ladrão (Chay Suede) entra com facilidade em um SUV estacionado em uma rua pacata, mas ao tentar sair descobre que está preso em uma armadilha, como forma de vingança, planejada por um médico, depois de sofrer inúmeros assaltos. Incomunicável, sem água e comida, o ladrão passa a travar um embate psicológico com o proprietário do veículo. No Cine Alquimia, tem a estreia da animação, “Os Under- -undergrounds, o começo” e “Ema”, além da continuação de “Undine”.