22/04/2022 as 07:45

FILME

‘O Traidor’ estreia no Cine Vitória

Baseado em uma história real e dirigido por Marco Bellochio, depois da sessão pré-estreia no último domingo, 16, “O Traidor”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

‘O Traidor’ estreia no Cine Vitória

Histórias sobre a máfia sempre renderam grandes obras à Sétima Arte. “O Grande Golpe”, “Scarface”, “Os intocáveis”, “Era uma vez na América”, “Os bons companheiros”, e a trilogia “O poderoso chefão” (talvez o mais aclamado entre todos) são alguns exemplos e tanto projetou diretores, atores e profissionais envolvidos em suas produções - sobretudo, os responsáveis pelas trilhas sonoras - quanto proporcionou milhões de lucros aos seus estúdios, trazendo à tona o submundo do crime organizado.

Nas últimas duas décadas o tema foi pouco abordado, rendendo algumas comédias e filmes menores, sem muito apelo ou estardalhaço sobre o assunto, porém, vez por outra, surge alguma película em que o tipo de organização criminosa mais famosa do mundo é apresentado por um outro viés ou até mesmo revelando fatos desconhecidos.

Baseado em uma história real e dirigido por Marco Bellochio, depois da sessão pré-estreia no último domingo, 16, “O Traidor”, co- -produção ítalo-brasileira, com participação da França e Alemanha, ganha a telona do Cinema Vitória às 15h de hoje e às 17h do domingo, 24, narrando episódios que antecederam a maior delação da máfia italiana e que culminou em uma operação resultante em mais de trezentas prisões.

Quem assistia aos noticiários televisivos em meados dos anos 80 e puxar um pouco pela memória certamente terá algum Deja Vu ao ouvir o nome Tommaso Buscetta, e lembrará vagamente do quanto ele foi citado. Pois, é uma parte crucial da vida do mafioso, o fio condutor da história do gangster que sendo um integrante do alto escalão e diante da guerra generalizada entre os chefes da Máfia Siciliana pelo controle do tráfico de cocaína, foge para se esconder no Brasil.

Por conta dessa atitude, o acerto de contas não tarda a chegar e daqui ele toma conhecimento do assassinato de seus irmãos e filhos e prevê que será o próximo a ser eliminado. Ressaltando a máxima de que uma vez bandido, sempre bandido, ele se envolve com criminosos brasileiros ligados ao tráfico e termina sendo preso. Extraditado para a Itália e com a cabeça a prêmio, ele pede um encontro com o juiz Giovanni Falcone 2 e decide fazer uma delação, traindo o juramento que fez à Cosa Nostra (Máfia Secreta), provocando um desmantelamento em efeito dominó nunca antes visto, fazendo com que o um dos mais relevantes mafiosos da Itália recebesse a alcunha de “O Traidor”.

Finalizado há dois anos, mas por conta da pandemia somente agora estreando no país, “O Traidor” disputou a Palma de Ouro 2019 de Melhor Filme em Cannes, e é um dos filmes italianos dos últimos 15 anos mais premiados no país, tendo sido indicado às mais importantes categorias do David di Donatello e do Nastro d’Argento, e recebido 13 prêmios, entre eles, o de melhor filme, diretor, roteiro, ator, ator coadjuvante, montagem, entre outros. Outra estreia no Cinema Vitória é de Vitalina Varela, drama português dirigido por Pedro Costa, que tem sido muito aclamado onde é exibido, porém, sem atingir o consenso da crítica especializada, em razão dos planos longos, iluminação parcial dos espaços e narrativa considerada por alguns como um tanto lenta. Premiado como Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Chicago, bem como no Festival de Locarno, na Suíça, onde também recebeu o Leopardo de Melhor Atriz, a produção conta a história da protagonista cabo verdiana homônima que há 40 anos espera pelo seu bilhete de avião e desembarca descalça em Lisboa atrasada para o funeral do seu marido. Em solo lusitano, ela afirma que não mais sairá daquela terra e a partir daí passa a percorrer os lugares em que o seu companheiro viveu, descobrindo seus segredos e o que o mesmo fez durante os 25 anos em que estiveram separados.

O filme merece ser visto não apenas por ser mais um trabalho do cineasta, mas sobretudo pela força emanada da personagem que imprime dignidade em seguir em frente apesar da dor do luto e se sobressai diante da câmera mesmo em momentos de silêncio. A telona do aconchegante cinema da Rua do Turista também exibe no domingo a pré-estreia de Agitação em Tokyo, drama francês ambientado na capital japonesa.

Em 11 de março de 2011 um tsunami devasta a costa do Japão, ameaçando destruir a usina de Fukushima. Alexandra, que trabalhou recentemente para um banco francês em Tóquio, encontra-se no centro desta crise. Dividida entre as ordens da sua gestão e o desejo de proteger sua família e os seus colaboradores, ela tenta conciliar a situação e se vê a quase que a contragosto, a defender uma certa ideia de honra. Ainda no Cine Vitória tem a continuação do brasileiro “Medida Provisória”, que tem feito bonito na bilheteria e do super premiado Drive My Car. Também colhendo os bons frutos do longa-metragem dirigido por Lázaro Ramos, o Cine Alquimia repete a dobradinha às 17h e 19h do filme nacional que vem respondendo lindamente às tentativas de boicote pelos fascistas lotando salas.

No Complexo Cinemark, as estreias ficam por conta de “Cidade Perdida” e “Detetive do Prédio Azul 3”. Com elenco de peso formado por Sandra Bulock, Channing Tatum, Daniel Radcliffe e Brad Pitt, a história gira em torno de uma romancista que durante um tour do seu mais recente livro com o seu modelo de capa é envolvida em uma tentativa de sequestro que os leva a uma aventura implacável na selva. Na terceira aventura da galerinha esperta, Severino encontra um medalhão mágico e fica enfeitiçado. Para salvar o amigo e impedir que as forças do mal o dominem para sempre, Sol, Bento, Pippo e a feiticeira Berenice embarcam em uma aventura gelada na neve e vão até o fim do mundo.