27/04/2023 as 11:56

INÉDITOS

Documentário sobre Jair Rodrigues e adaptação de Cavaleiros do Zodíaco são as estreias em destaque

Festival Filmelier entra na segunda semana de exibição com mais nove filmes inéditos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Documentário sobre Jair Rodrigues e adaptação de Cavaleiros do Zodíaco são as estreias em destaque

12 novas produções de diversas temáticas elencam as estreias nos cinemas da capital, para o prazer dos cinéfilos que a partir de hoje têm à disposição várias opções para aproveitarem a liberdade plena que é estar diante da telona e embarcar em alguma viagem incrível por algumas horas.

Paralelo ao Festival Filmelier, que nos últimos sete dias exibiu em primeira mão, produções do mais alto nível, o Cine Vitória traz ao público o documentário 'Jair Rodrigues: deixa que digam', que explora a trajetória de um dos mais talentosos músicos e irreverentes cantores da nossa história.

Considerado por inúmeros especialistas um dos precursores do gênero que viria a ser conhecido como rap, por ter lançado, ainda nos anos 1960, o samba 'Deixa isso pra lá', do qual é retirada a frase título, e em que os versos são mais falados do que cantados. O filme dirigido por Rubens Rewald aborda a construção de seu estilo único desde os primeiros passos no samba, até a consagração por "Disparada", retrata as performances que foram popularizadas graças à sua coreografia com as mãos e ainda explora a relação do artista com a política nacional.

Fica implícito que o projeto tem entre os objetivos  criar um novo conceito de apreciação relacionado ao cantor, explicando quem ele foi e o quanto era bom em tudo o que fazia, partindo do nascimento, acompanhando o amadurecimento, incluindo dezenas de depoimentos, todos igualmente elogiosos e reforçando o fato de que ele não fora reconhecido o suficiente nos estudos acadêmicos, pela imprensa e até na própria música brasileira.

Também são mostradas cenas de família e ainda tem a participação do filho Jair Oliveira (Jairzinho), como um dos narradores do filme, que evoca a memória e proporciona o reencontro com um dos artistas mais alegres que a MPB já teve, aplacando a saudade dos fãs e também de quem apenas o admirava pelo grande cantor e ser carismático que ele foi.

Filmelier

Comédia, drama, drama de guerra, drama thriller e romance protagonizam a segunda semana do Festival Filmelier, com produções inéditas oriundas da Austrália, Colômbia, França, Irã, Israel, Polônia, Reino Unido e Senegal, dirigidas por cineastas renomados e alguns que já se mostram promissores.

Ainda no festival tem a re-exibição dos bons 'O falsificador', 'Três mulheres - uma esperança' e a divertida comédia nacional, 'Barraco de família',  além do espetacular 'O último soldado' às 19h da sexta-feira  e do maravilhoso e profundo, 'Além do tempo', às 17h do domingo, dois filmes simplesmente imperdíveis.

Cinemark e Centerplex

Nas salas instaladas nos shoppings da capital, há apenas três estreias, dado o sucesso de bilheteria de John Wick 4: Baba Yaga e Super Mario Bros: o filme, e outros recém estreados.

Cavaleiros do Zodíaco

Baseado na sensação internacional e série de anime japonesa, que entre 1986 e 1989 ganhou as TV's do mundo inteiro, Cavaleiros do Zodíaco traz a saga de Saint Seiya para a tela grande em live-action pela primeira vez, para a alegria dos milhares de fãs nostálgicos e que até hoje a reverencia. A história começa por Seiya (Mackenyu), um obstinado adolescente de rua que passa seu tempo lutando por dinheiro enquanto procura por sua irmã sequestrada. Quando uma de suas lutas inadvertidamente explora poderes místicos que ele nunca soube que tinha, Seiya se vê lançado em um mundo de santos guerreiros, treinamento mágico antigo e uma deusa reencarnada que precisa de sua proteção. Se ele quiser sobreviver, precisará abraçar seu destino e sacrificar tudo para ocupar seu lugar de direito entre os Cavaleiros do Zodíaco. Alguém tem dúvidas de que o filme será mais um arrasa quarteirão?

Reinfield

Mais um filme do gênero terror faz seu debut, dessa vez em duas sessões na Sala Prime do Cinemark Riomar.

O mal não dura a eternidade sem uma pequena ajuda. Nesta moderna história de monstros sobre o leal servo de Drácula, Nicholas Hoult (Mad Max: Estrada da Fúria, franquia X-Men) estrela como Renfield, o torturado ajudante do chefe mais narcisista da história, Drácula (Nicolas Cage). Renfield é forçado a obter a presa de seu mestre e cumprir todas as suas ordens, não importa o quão degradado seja. Mas agora, após séculos de servidão, Renfield está pronto para ver se há uma vida fora da sombra do Príncipe das Trevas, no entanto, precisa descobrir se existe uma maneira de acabar com sua co-dependência.

Deixados para trás:  o início do fim

Seis meses atrás, milhões de pessoas desapareceram sem deixar vestígios e o caos tomou conta do mundo. Muitos acreditam que o governo está por trás de tudo, outros defendem que a Bíblia já havia previsto os desaparecimentos há milhares de anos. Desesperado por respostas em um mundo cheio de medo e mentiras, o jornalista Buck Williams (Greg Perrow) decide ir até o fim em busca da verdade e de salvação.