14/12/2018 as 10:25

Educação

Estudo mostra profissões com maiores salários para mulheres

Melhores oportunidades estão nas áreas de química, engenharia e educação

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Estudo mostra profissões com maiores salários para mulheres

O momento de decidir qual profissão seguir pode ser difícil para muitos. O medo de errar a área deixa muitos jovens com dúvidas qual caminho deverá tomar. Alguns pensam em cursar aquilo que se identifica, enquanto outros pensam mais no futuro, se será uma área rentável financeiramente. Com isso, o Núcleo de Análises Econômicas (Naec) do Instituto Federal de Sergipe (IFS), lançou o “Mapa das Profissões dos Técnicos de Nível Médio em Sergipe”. A pesquisa é bastante interessante principalmente para o público feminino, pois lista profissões que remuneram bem às mulheres em Sergipe.

De acordo com o economista Wesley Oliveira, integrante do Naec, o levantamento foi feito a partir da lista de profissões divulgadas no Ministério Nacional do Trabalho. “O Ministério levanta a média das profissões segundo a classificação brasileira de profissionais. Com isso nós distribuímos no espaço geográfico entre os municípios e foi possível identificar a concentração das áreas em cada região. Por exemplo, uma área como técnicos de enfermagem, dá para identificar quais são as cidades com o maior número de vínculos da profissão e a remuneração média em cada local”, explica o economista.


Mais de 110 áreas foram elencadas na pesquisa desenvolvia pelo Naec, baseada na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Entre as profissões, 17 ligadas às áreas de química, engenharia, educação, multimídia e gestão, remuneram bem as mulheres.


Uma disparidade foi observada no setor de Produção de Indústrias Químicas, Petroquímicas, Refino de Petróleo e Gás, onde homens recebem R$ 1.279,54 menos do que as mulheres. No entanto, segundo o economista, o dado é um tanto generalista, pois é baseado em pesquisa descritiva. Para equiparar os salários entre homens e mulheres também é preciso levar em consideração outros segmentos, como, por exemplo, nível de escolaridade e formação de cada profissional.

“O objetivo do Mapa é apontar as áreas e ajudar às pessoas a terem uma noção da remuneração média de cada profissão. Mas isso é de caráter descritivo. Sem contar que se tratam apenas de empregos formais, aqueles que constam na lista do Ministério do Trabalho. Há também as áreas de empregos informais”, cita.

Entre as 17 áreas técnicas com remuneração maior para as mulheres, a de Produção, Conservação e de Qualidade de Alimentos também possui a maior quantidade de vínculos ativos em favor delas. Das 143 vagas, a maior parte no setor de serviços, 125 delas empregam mulheres, uma diferença percentual de 178%. Por outro lado, há áreas nas quais há prevalência de homens empregados, mas com remuneração maior paras as mulheres – a maior delas foi observada na área de Operação de Registro Sonoro/Audiovisual: as mulheres recebem cerca de R$ 1.500 a mais, apesar de ocuparem 65 postos de trabalho a menos em Sergipe.