17/09/2021 as 10:33

SENADO

PEC eleitoral será votada este mês

Um dos principais pontos do texto que tramita na CCJ é a volta das coligações partidárias

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), informou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma eleitoral que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa deve ser analisada pelos senadores até o final de setembro. “Aprovando ou rejeitando é preciso que se aprecie a PEC que veio da Câmara dos Deputados”, disse. Um dos principais pontos do texto que tramita na CCJ é a volta das coligações partidárias.

A relatora da PEC é a senadora Simone Tebet (MDB-MS) que apresentou o relatório contra a proposta na quarta-feira (15). Existem mais duas propostas tramitando no Senado sobre reforma eleitoral. De acordo com Pacheco, os parlamentares ainda vão avaliar se será possível analisar todas até o fim deste mês para que as novas regras se tornem vigentes até as eleições de outubro de 2022. A reunião de líderes no Senado está prevista para acontecer na tarde desta quinta-feira (16).

Ontem (15), as lideranças partidárias da Câmara e do Senado se reuniram. Segundo o senador Álvaro Dias (Podemos-PR), não há acordo para votar a PEC da reforma eleitoral no Senado. “A proposta não pode ser votada de forma apressada. A reunião acabou sem qualquer acordo”, publicou em seu twitter. Outros líderes procurados pelo Congresso em Foco informaram que a decisão deve ser tomada nesta tarde, mas que o clima é de não encaminhamento do projeto.