13/02/2023 as 08:42

ALERTA

Pomada para cabelo pode causar cegueira temporária

Irritação nos olhos, pálpebras inchadas e dificuldade para enxergar são alguns dos sintomas que podem ser manifestados após o uso da pomada.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pomada para cabelo pode causar cegueira temporária

Nas últimas semanas, mais uma vez o uso de pomadas para cabelos, utilizadas para modelar e fixar penteados voltou a ser assuntos nas mídias de todo o país. Relatos recentes de cegueira temporária, irritação e sensação de queimadura nos olhos após o uso de pomadas modeladoras aumentaram os atendimentos em consultórios e urgências oftalmológicas. Irritação nos olhos, pálpebras inchadas e dificuldade para enxergar são alguns dos sintomas que podem ser manifestados após o uso da pomada.

A oftalmologista Dra. Leila Góis, do Hospital de Olhos Rolemberg Góis (HORG) explica que ao entrar em contato com a água do mar e da piscina o produto pode ocasionar uma irritação chamada dermatite de contato e, em casos mais graves, queimadura na córnea — que pode levar à cegueira. “Não é novidade que esses produtos fazem mal a saúde, no ano passado a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a regularização de oito pomadas modeladoras para o cabelo por não cumprimento das normas sanitárias vigentes. Com a proximidades do Carnaval e dos bloquinhos, as pessoas que costumam fazer essas tranças no cabelo devem ficar atentas as marcas aprovadas pela Anvisa, para evitar prejuízos aos olhos” alerta a oftalmologista. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta sexta-feira (10) a venda no país de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos.

Segundo a Anvisa, a decisão é preventiva e temporária e foi adotada em razão do aumento do número de casos de “efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto”. Ainda segundo a agência, no momento, são realizados testes, provas e análises para investigar o caso. Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote pode ser comercializado e não deve ser usado por consumidores e profissionais de beleza. Antes de proibir a venda de todas as marcas, a Anvisa já tinha vetado a comercialização dos produtos de mais de 20 fabricantes. No entanto, com o aumento dos casos de intoxicação, a agência resolveu, por precaução, estender a medida a todos os lotes de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos.