15/10/2025 as 07:59
DECLARAÇÃOGovernador cita gratidão por apoio e se mantém distante de ‘crise’ na Prefeitura de Aracaju
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Por Mayusane Matsunae
O governador Fábio Mitidieri (PSD) reafirmou publicamente o convite feito ao vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania): “sempre será bem-vindo”. Em declaração feita nessa terça-feira, dia 14, minutos antes de iniciar a solenidade da terceira edição do Prêmio Educação Nota 10 – que reconhece o esforço de professores e servidores no processo educacional, por meio do Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese) 2024 –, o chefe do Executivo fez questão de ressaltar a relação de amizade e gratidão que mantém, inclusive credita apoio importante que recebeu durante o segundo turno das eleições.
A edição do Educação Nota 10 ocorreu no Teatro Tobias Barreto e contou com a participação de professores, gestores e também imprensa, que questionou Fábio Mitidieri sobre Ricardo Marques – vale um parêntese para relembrar, como publicado no Jornal da Cidade na semana passada, ele entregou a pasta da Secretaria de Comunicação justificando a saída para dedicação melhor ao cargo de vice-prefeito. Segundo o governador, o convite feito para Ricardo Marques já foi manifestado publicamente. “Ele é uma pessoa que estimo muito, um amigo, alguém a quem sou grato pelo apoio que me deu em um momento difícil, durante o segundo turno das eleições”, afirmou.
O governador destacou ainda que Ricardo Marques é filiado ao Cidadania, partido que atualmente negocia federação com o PSB — ambos integrantes do arco de alianças do governo estadual. “Ele sabe que é muito bem-vindo no nosso governo e no nosso grupo político”, completou. Paradoxo político A declaração de Mitidieri ganha contornos políticos peculiares pelo fato de Ricardo Marques ocupar atualmente a vice-prefeitura de Aracaju ao lado de Emília Corrêa (PL), que venceu as eleições municipais do ano passado no campo da oposição a Edvaldo Nogueira (PDT) — então aliado do governador. Apesar da aparente contradição, Mitidieri foi enfático ao afirmar que nunca encarou Ricardo como adversário. “Pelo contrário, sempre o considerei um aliado e um amigo leal, que esteve ao meu lado”, declarou o governador, sinalizando que as relações pessoais e políticas que cultiva transcendem os arranjos conjunturais da disputa municipal. Distância da crise municipal Ainda, ao ser questionado pela imprensa sobre possíveis tensões internas na Prefeitura de Aracaju, Mitidieri preferiu manter-se à distância. “Não há questão de ‘chegada’ ou ‘afastamento’. Minha relação com Ricardo é muito verdadeira, independente de compromissos políticos que ele tem com seu eleitor, com o agrupamento que ele se elegeu, que eu entendo”, disse.
O governador reforçou que eventual desgaste entre prefeita e vice-prefeito não interfere em sua relação com Ricardo Marques. “Eu não, isso aí é um problema interno que eles têm que tratar lá. Eu tenho conduzido a minha relação com os meus amigos de uma forma muito à parte”, acrescentou. Em tom pessoal, Mitidieri encerrou sua fala destacando a dimensão humana da relação que mantém com o viceprefeito. “Ricardo é meu amigo. Ricardo sempre será bem-vindo na nossa casa e no nosso grupo político. O ser humano Ricardo Marques, quando precisei, esteve ao meu lado”, concluiu o governador.