30/04/2018 as 15:47

Circo

Espetáculo circense gratuito acontece em Aracaju dia 5

O espetáculo acontece no Circo Gold Star.


Espetáculo circense gratuito acontece em Aracaju dia 5

Com patrocínio do Funcultura, por meio de projeto aprovado pela Comissão Deliberativa da instituição, a Escola Pernambucana de Circo apresenta, em Aracaju, o espetáculo em repertório "Um Dia de Circo na Praia – Uma Aventura Inusitada”.  A apresentação acontece no dia 5 de maio, às 16h, com entrada gratuita, em um lugar mais do que especial: o Circo Gold Star, que estará no bairro Santos Dumont, loteamento Pau Ferro, próximo ao Terminal Maracaju. Uma interação inédita nesta turnê - que percorreu anteriormente,as cidades de João Pessoa e Natal no mês de abril – entre os artistas da EPC, representante do Circo Social, e os integrantes do chamado Circo tradicional, familiar.

Um Dia de Circo na Praia

Uma Aventura Inusitada conta as aventuras das palhaças Carambola e Amei lutando por um lugar ao sol em uma praia bastante movimentada. Empenhadas em um sonho antigo de conhecer de perto o litoral, elas empreendem uma verdadeira jornada para desfrutar do sossego proporcionado pelo mar. A consumação do sonho antigo, entretanto, encontra desafios tão logo chegam à agitada avenida que separa a ansiedade do primeiro mergulho.  Obstáculos divertidos e diversos, a luta por espaço para um dia de veraneio e outras situações inusitadas dão o tom deste espetáculo leve, que não deixa de abordar, contudo, as relações engendradas pelo caos urbano. Carambola e Amei interpretam, bem ao modo dos palhaços, esta realidade. Resultado: diversão na certa.

Amei e Carambola entregam-se de corpo e alma a uma história engraçada e divertida por meio dos números de circo onde os elementos utilizados na praia servem de equipamentos para os números circenses. Assim, os cones de sinalização de trânsito e as bolas de futebol figuram como malabares, as cadeiras de praia transformam-se nos cubos de equilíbrio, a acrobacia de solo serve para a coreografia do banho de mar e assim, sucessivamente, os números vão dando vida ao roteiro do espetáculo que tem como objetivo abordar de forma lúdica e bem-humorada as relações humanas num ambiente social e democrático e ao mesmo tempo idiossincrático como a praia.

Desta forma, buscamos trazer à tona discussões importantes e imprescindíveis no mundo contemporâneo como o cuidado com o meio ambiente e a fazer uma reflexão sobre a convivência em sociedade na contemporaneidade. Onde estamos, para onde vamos e como vamos? No final deixamos não uma lição de vida, nem um lema, muito menos uma “moral da história”, mas sim uma abertura de possibilidades de convivência harmoniosa entre as diferenças pessoais e sociais e, tudo isso de forma lúdica, leve e divertida como o circo. Afinal, nada mais propício do que a arte circense com todo seu encantamento e magia para trazer essas reflexões e possibilidades para a cena.

Sobre a montagem 

O espetáculo dá continuidade e aprofunda a pesquisa da Trupe Circus - grupo de artistas profissionais da EPC -iniciada em meados de 2012, sobre a dramaturgia contemporânea de espetáculos de artes circenses. Trata-se da 10ª realizada pela Trupe, experiência concreta de formação e profissionalização que vem obtendo excelentes resultados por meio da pedagogia do Circo Social, inserindo jovens artistas no mundo do trabalho artístico e educacional da nossa cidade. Braço da nossa instituição que trata da formação e qualificação profissional de adolescentes e jovens, a Trupe trabalha, primordialmente, valores baseados na pedagogia do Circo Social na sua gestão – enquanto coletivo de trabalho – e na criação dos seus espetáculos. "Um dia de circo na praia – Uma aventura inusitada” tem roteiro da Trupe Circus e direção geral de Fátima Pontes. Abaixo, segue a equipe técnica da encenação.