15/05/2018 as 07:53

Marcelo Prudente lança exposição de arte digital

Exposição 'Erro 404: Arte Não Encontrada' será aberta dia 15.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Marcelo Prudente lança exposição de arte digitalFoto: Divulgação

O Espaço Cultural Leonardo Alencar apresentará, a partir do dia 15 de maio, às 10 horas, a exposição de arte digital “Erro 404: Arte Não Encontrada”, do artista visual sergipano Marcelo Prudente, e aprovada no Edital 2018 de ocupação publicado pela Secretaria de Estado da Cultura.

A exposição individual contará com dez obras e tem como proposta questionar as antigas e novas formas de relações socioculturais estabelecida entre o sujeito e o ambiente a sua volta, seja ele físico ou virtual. “As experiências em exposições sobre arte eletrônica que visitei pelo mundo e também as experiências culturais nessas viagens, vendo as relações interpessoais entre as pessoas, com seus espaços urbanos e com as novas tecnologias, foram as minhas principais inspirações. Além das vivências pessoais com jogos eletrônicos e pesquisas sobre uso de recursos digitais na educação”, explica o artista, de 34 anos, graduado em Artes Visuais e mestrando em Educação e Comunicação.

Em seu espaço expositivo, o projeto contará com trabalhos em realidade aumentada, acessíveis livremente por meio do aplicativo gratuito HP Reveal nos celulares dos visitantes ou também pelos dispositivos disponíveis na exposição em dias e horários agendados com a equipe responsável pela iniciativa. Essa ocupação não convencional tem como proposta levar o visitante a navegar por trabalhos em glitch art, vídeos, gifs animados, game art (a ser lançado no decorrer da exposição) e experiências com realidade virtual em visitas mediadas com alunos da rede publica e particular de ensino.

Durante todo período da exposição serão realizadas ações pedagógicas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), direcionadas a estudantes do ensino básico, superior e comunidade interessada, a exemplo de workshops, mediações culturais e encontros com o artista e a equipe realizadora, com agendamento prévio. Destacamos ainda que o projeto é a terceira parte de uma iniciativa em Arte Digital iniciada em 2009 com a exposição Pixel: Unidade da ideia, tendo sua segunda etapa em 2012, com o projeto Monopixel, ambos realizados em Aracaju/SE na Galeria de Arte do Sesc Sergipe.

A abertura da exposição “Erro 404: Arte Não Encontrada” acontecerá no dia 15 de maio às 10h da manhã no Espaço Cultural Leonardo Alencar, localizado à Rua Vila Cristina, s/n, Biblioteca Epifânio Dória - Treze de Julho, Aracaju - SE. A mostra permanecerá aberta ao público em geral até o dia 18 de junho das 8h às 17h. Mais informações sobre todo o projeto podem ser encontradas no site www.erro404.com.br.