08/06/2018 as 10:54

Cultura

Obras sergipanas estarão presentes em fórum que discute direitos de crianças e adolescentes

A doação foi realizada pelo Governo do Estado de Sergipe, através da Segrase.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Cinquenta obras literárias escritas por sergipanos serão distribuídas com profissionais socioeducadores que participarão nos próximos dias 13, 14 e 15 do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad), em Aracaju. A doação foi realizada pelo Governo do Estado de Sergipe, através da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase). A proposta é, além de se debater os assuntos que envolvem as ações socioeducativas no Brasil e no mundo, promover ainda a divulgação dos trabalhos que apresentam ações, lutas sociais e culturas genuinamente sergipanas.

Entre os trabalhos doados estão: ‘Educação na Terceira Idade – Inclusão Social e Pedagógica na Universidade’, da autora Noêmia Lima Silva; ‘Couro Curtido – Memórias de Um Militante Comunista’, de Lourival Carvalho; ‘Redação Oficial’, de Maria Augusta Teles da Paixão; ‘Casa de Meninas – Práticas Educativas no Orfanato de São Cristóvão e na Escola Imaculada Conceição’, de Josineide Siqueira de Santana; e ‘Simão Dias’, de Alina Paim.

De acordo com o presidente da Fundação Renascer do Estado De Sergipe, Wellington Dantas Mangueira Marques, o evento se desenvolve representativamente a partir do momento em que órgãos públicos, a exemplo da Segrase, se unem à proposta macro da socioeducação. “Nós, como corpo docente da Fundação Renascer, que vamos recepcionar os educadores de todo o Brasil na área da socioeducação, agradecemos ao governo do Estado de Sergipe por ter uma estrutura de governo e instituições fortes, como é a Segrase, por nos proporcionar e levar para o Brasil a imagem de Sergipe. Livros de importantes nomes de sergipanos que conseguiram se destacar no mundo das artes, como da ciência e da cultura”, agradeceu.

Mangueira acrescenta que os membros que participarem do Fonacriad vão perceber que o estado tem muito a oferecer. "Sergipe se consagra como um estado, apesar de ser pequeno, o qual produziu uma das melhores figuras da cultura brasileira; alguns com repercussão internacional, como é o caso do imbatível Tobias Barreto, Silvio Romero, Manoel Bonfim, Jackson Lima, e tantos outros da cultura sergipana. Obras exemplares e leitura de qualidade estarão à disposição de todos graças a esta parceria com a Segrase”.

Sobre o fórum, o presidente da Fundação Renascer enaltece a excelente oportunidade de apresentar ao Brasil os avanços conquistados de forma multipolarizada em Sergipe, bem como discutir as ainda existentes dificuldades que envolvem o sistema. O gestor também destaca a parceira formada pelo governo do Estado juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Estadual (MPE/SE), Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Defensoria Pública, e do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TJ/SE), por exemplo.

ASN