18/06/2018 as 13:02

Educação

Secretaria de Educação continua com campanha de doação de livros

A ação visa arrecadar livros em bom estado de conservação, com o objetivo de ampliar o acervo das bibliotecas e aumentar o acesso dos estudantes à leitura.


Secretaria de Educação continua com campanha de doação de livrosFoto: Ascom/Seed

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), prossegue com a sua política de intermediação de doação de livros paras as bibliotecas escolares públicas estaduais. Intitulada "Compartilhe seus livros e transforme vidas", a ação visa arrecadar livros em bom estado de conservação, com o objetivo de ampliar o acervo das bibliotecas e aumentar o acesso dos estudantes à leitura.

 

O diretor do Dase, Fábio Leite, falou sobre a importância da campanha para dar aos estudantes mais acesso às obras. "A gente pede à sociedade que, quem tiver livros, nos procure que iremos até a pessoa para pegar. É importante tirar os livros de casa, caso não estejam mais sendo utilizados, e colocá-los nas bibliotecas das escolas, para dar a outras pessoas a oportunidade de ter o conhecimento", afirmou.

 

Ele explica que os interessados em fazer a doação podem entrar em contato com o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Seed, através dos telefones 3253-8101 e 3253-8103, ou ainda através do e-mail assessoria.dase@seed.se.gov.br. A equipe do Dase irá até a casa do doador ou onde quer que ele esteja para buscar os livros.

 

De acordo com o coordenador da Divisão de Material, Ensino-Aprendizagem (Dismea), do Dase, Marcos Vinícius, a campanha é focada em doação de livros que não sejam didáticos. Quem quiser contribuir, pode doar obras paradidáticas, romances, histórias em quadrinhos, álbuns, revistas, entre outros tipos de livros.

 

"Muita gente tem os livros em casa e não está utilizando. São obras que poderiam estar sendo lidas nas escolas. Ao fazer a doação, a sociedade pode contribuir para o conhecimento e formação de novos leitores, diversificando e reforçando o acervo das bibliotecas escolares. Nós também recebemos títulos de autores sergipanos, e isso tem fortalecido a identidade e o sentimento de pertencimento e sergipanidade nos estudantes", disse Marcos Vinícius.

 

Campanha

 

A campanha "Compartilhe seus livros e transforme vidas" teve início em 14 de março de 2016, data em que escolas da rede estadual de ensino foram contempladas com um exemplar do livro "Improvável Poética", de autoria do ex-governador Marcelo Déda. Segundo o coordenador da Dismea, Marcos Vinícius, até agora cerca de 8 mil livros já foram doados pela sociedade e por instituições diversas.

 

As obras são distribuídas para todas as escolas da rede estadual de ensino que possuem biblioteca. Recentemente, na última quarta-feira, 13, a Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe (Edise), órgão suplementar da Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), fez a doação de dois mil exemplares de títulos de autores sergipanos. Essa remessa de livros foi toda destinada às bibliotecas das 42 unidades de ensino de tempo integral.

 

Por ASN