10/07/2018 as 10:45

Cultura

MinC e Funarte publicam manual para instrumentos de sopro

Dividido por unidades, o livro tem capítulos dedicados às orientações e ferramentas para a pequena oficina de reparo e manutenção.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

MinC e Funarte publicam manual para instrumentos de soproFoto: Divulgação

O Ministério da Cultura, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), disponibilizou a edição on-line do Manual de Reparo e Manutenção de Instrumentos Musicais de Sopro, desenvolvido por José Vieira Filho. A obra, que está em sua terceira edição, é resultado de um trabalho pioneiro feito pelo autor para bandas de música de Portugal e dos Açores e, posteriormente, do Brasil.

A edição brasileira representa um guia seguro para o trabalho de milhares de alunos que frequentaram os 200 cursos realizados no País pelo autor, a maioria dos quais feitos nos Painéis da Funarte. O arquivo publicado é da 3ª edição ampliada, com revisão técnica de Marcelo Jardim. Todas as versões impressas em 1991, com reedições em 1998 e 2015, estão esgotadas.

Parte integrante do Projeto Bandas de Música, desenvolvido pela Funarte, o manual foi digitalizado pela Coordenação de Banda de Música do Centro da Música (Cemus) da Funarte. De acordo com o diretor do Centro, Marcos Souza, a publicação era uma das mais solicitadas pelos músicos. "A iniciativa democratiza informações relevantes para os músicos de todo o Brasil", afirmou.

O autor, que é autodidata, criou com o Manual um método de ensino prático para habilitar músicos a conservar melhor seus instrumentos. Em seu prefácio, o regente Marcelo Jardim, responsável pela revisão técnica do livro, classificou a obra como um dos melhores e mais direcionados guias para a orientação de jovens que tenham interesse em conhecer seus instrumentos, para aqueles que possuem maior interesse em reparos e manutenção e até mesmo para os que pretendem seguir se aprofundar na arte de luthieria de instrumentos de sopro.

Dividido por unidades, o livro tem capítulos dedicados às orientações e ferramentas para a pequena oficina de reparo e manutenção, aos instrumentos de madeira, de metais e de sopro da banda sinfônica e da banda de música. Os consertos de emergência e orientações gerais ao mestre de banda também estão presentes no Manual.

Leia na íntegra o Manual de Reparo e Manutenção de Instrumentos Musicais de Sopro