10/07/2018 as 13:41

Cultura

Curta-SE chega à maioridade e clama por protagonismo de minorias

Sob o tema “Afrodite”, o evento demonstra a maturidade indicada à temática entre os dias 23 e 27 deste mês.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Curta-SE chega à maioridade e clama por protagonismo de minoriasFoto: Divulgação

A 18ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) apresenta como temática a responsabilidade de dar visibilidade a negros e mulheres que, por muitas décadas, não tiveram protagonismo no audiovisual. Este ano, completando 18 anos de existência, sob o tema “Afrodite”, o Curta-SE demonstra a maturidade indicada à temática entre os dias 23 e 27 deste mês, em Aracaju. A cerimônia de abertura oficial do festival acontece no dia 23, no Teatro Tobias Barreto, às 19h30, com a realização da 1º Mostra Competitiva de Longas.

 

O tema carrega o “afro” do negro e compõe “Afrodite”, uma deusa da mitologia grega que remete ao feminino e faz alusão ao cinema feminino negro. O objetivo desta edição é contribuir para que os grupos menos representados no audiovisual adquira o protagonismo merecido.

 

A diretora executiva do festival, Rosângela Rocha, afirma que o Curta-SE segue uma tendência do setor audiovisual. “É uma percepção que está sendo seguida pela classe. Queremos dar visibilidade ao tema e ao empoderamento do cinema feminino. Não apenas tratando a respeito da participação das mulheres e buscando equiparar quem está à frente do cine-Curta-SE chega à maioridade e clama por protagonismo de minorias Sob o tema “Afrodite”, o evento demonstra a maturidade indicada à temática entre os dias 23 e 27 deste mês ma, mas também de quem está falando do cinema feminino. Isso não é só feito por mulheres, mas também, por homens. É uma reparação histórica do setor frente às ações afirmativas negras femininas no audiovisual”, explicou.

 

Sempre despertando curiosidade, não é a primeira vez que o Festival estimula a conscientização o seu público através do tema e aborda a mulher em sua realização. Em 2016, por exemplo, apresentou a bandeira “Lugar de mulher é no cinema” para o evento, com a intenção de favorecer a visibilidade feminina. Para 2018, o Curta-SE apresenta um discussão que vai além da participação das mulheres no audiovisual e inclui a população negra. Nesta edição, o Festival conta com o patrocínio bronze da Seguros Unimed, que compreende a importância da democratização do acesso à cultura.

 

Na oportunidade, o Curta-SE enaltece ainda a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) proclamada pela resolução 68/237 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta década específica, a comunidade internacional reconhece que povos de ascendência africana representam um grupo distinto, cujos direitos humanos precisam ser promovidos e protegidos, reafirmando como uma prioridade para as Nações Unidas.

 

Apoio

 

Através da Lei de incentivo à Cultura, o Festival tem patrocínio bronze da Seguros Unimed; apoio cultural do Sebrae, Cinema Vitória, Inova Produções, Tag.i, Prefeitura de Aracaju, Secult-SE e da Casa Curta-SE. A realização é da AVBR Produções e da Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura.