30/07/2018 as 08:53

Nova obra

Professor Daltro desenvolve livro sobre meio ambiente e saneamento

Nesta nova obra, o autor ressalta o saneamento como o ramo das ciências e das artes.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Professor Daltro desenvolve livro sobre meio ambiente e saneamentoFoto: Divulgação

Quando a questão da água tornou-se um tema preocupante a todos, o engenheiro civil e professor José Daltro Filho, do Departamento de Engenharia Civil da UFS, nos presenteia com o livro Meio ambiente e saneamento ambiental, didático, com suas 484 páginas, distribuídas em onze capítulos e produzido pela Criação Editora, vem preencher lacuna deste tema importante para todos os interessados na área de saneamento.

Nesta nova obra, o autor ressalta o saneamento como o ramo das ciências e das artes, que compreende as medidas necessárias ao controle físico para assegurar condições de saúde, de bem estar e de segurança para uma comunidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) conceitua Saneamento como o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos deletérios sobre o seu bem-estar físico, mental ou social. “Nesse contexto, torna-se oportuno lembrar a estreita relação do saneamento com o meio ambiente, pois muitos desses efeitos deletérios advêm das interferências humanas”, explica Daltro.

O autor observa que há grande escassez de obras didáticas sobre o tema, por isso também é dirigido aos estudantes de Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental, além de atender demais profissionais que atuam na área de saneamento. “Este livro não pretende esgotar o assunto, mas servirá de guia e embasamento para o desenvolvimento de atividades pertinentes ao saneamento, quando se leva em consideração a preservação do meio ambiente e qualidade de vida de uma população”, enfatiza.