13/08/2018 as 10:50

35º Festival

Festival de Artes de São Cristóvão em produção coletiva e criativa

Estão abertas as inscrições do edital de credenciamento artístico e concurso de cartazes para o encontro cultural.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Festival de Artes de São Cristóvão em produção coletiva e criativaFoto: Divulgação

De 15 a 18 de novembro acontece o 35º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) e, numa construção coletiva de destaque da arte por meio das mais diversas manifestações, desde a divulgação do evento à programação musical, as equipes da Secretaria Municipal de Governo e Relações Comunitárias (Segov) e Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact) estão finalizando a agenda das atividades culturais que farão parte desta edição. E assim, retomando a tradição da elaboração da “Cartaz Oficial” do Fasc por algum artista/designer, a Prefeitura de São Cristóvão lançou o edital de concurso para premiação de cartaz com o tema: “Uma Cidade Onde a Cultura Impera, a Violência não Vira Espetáculo”.

A peça poderá ser criada por artistas plásticos, designers, publicitários, profissionais de comunicação visual ou interessados em geral, sendo maiores de 18 (dezoito) anos ou menores emancipados, visando a participação de artistas locais (e nacionais). O edital pode ser acessado no site institucional da prefeitura ((www.saocristovao.se.gov.br).


As inscrições para a seleção são gratuitas e poderão ser realizadas até 17 de setembro de 2018. Serão aceitas propostas de arte, preferencialmente, contemporânea nas modalidades: artes visuais (design, fotografia, artes plásticas, quadrinhos e grafite), arte eletrônica, objetos, instalações e artes populares. O resultado preliminar será divulgado na data de 20 de setembro de 2018.


Segundo a secretária Governo e Relações Comunitárias, Paola Santana, o foco é a produção artística. “Nossa intenção é fomentar a criatividade das pessoas, fazendo do Fasc um evento participativo e artístico desde a elaboração do cartaz oficial que representará a 35ª edição até a programação artística. O primeiro colocado ganhará premiação, mas, independentemente do prêmio, nossa intenção é estimular a produção emergente em artes visuais”, informou.


“O concurso é uma maneira democrática de participação dos artistas e de profissionais que entendem de designer gráfico. O cartaz do Fasc em si já uma obra de arte e assim deve ser pensado para este propósito e não apenas para fazer parte da programação visual do evento. O cartaz vencedor já será uma expressão prévia do festival”, pontuou o historiador Thiago Fragata.

Edital artístico
Para construir o banco de dados artístico/culturais da cidade, a Prefeitura de São Cristóvão (através da Fundact) lançou, no primeiro semestre deste ano, o Edital de Credenciamento de Artistas. Funcionando como uma espécie de catálogo para contratações, a intenção é que o inscrito possa compor a lista de opções para os eventos realizados pela prefeitura.


“Estamos abrindo espaço para artistas e profissionais da arte e cultura de Sergipe, atendendo aos princípios da impessoalidade e isonomia, previstos em lei. Sentimos a necessidade de fortalecer o movimento cultural de São Cristóvão, fomentando também o espaço para os artistas e produtores culturais de todo o Estado, criando assim uma cultura de profissionalização da arte. Este credenciamento irá atender às demandas de eventos culturais produzidos no município, como o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), a Feira São Criativos, o Carnaval dos Carnavais, nosso São João, entre outros”, explicou Paola Santana.


O credenciamento tem como meta a contratação de serviços de artistas e ou grupos artísticos nas áreas da música, teatro, dança, literatura, circo e cultura popular. Segundo frisou a assessora técnica da Fundact, Elma Santos, neste momento o foco é o Fasc. “Estamos concentrados neste trabalho de produção do festival e nossa intenção é que o artista inscrito faça parte do nosso casting artístico, sendo este contratado também para os mais diversos eventos realizados pela prefeitura”, disse.


A inscrição deve ser feita através do site oficial da Prefeitura Municipal de São Cristóvão (www.saocristovao.se.gov.br) através do link “Credenciamento de Artistas”. Vale ressaltar que a convocação do credenciado acontecerá de acordo com as necessidades, metas, disponibilidade financeira e orçamentária da Secretaria Municipal de Governo e das demais secretarias municipais.