13/08/2018 as 10:50

35º Festival

Festival de Artes de São Cristóvão em produção coletiva e criativa

Estão abertas as inscrições do edital de credenciamento artístico e concurso de cartazes para o encontro cultural.


Festival de Artes de São Cristóvão em produção coletiva e criativaFoto: Divulgação

De 15 a 18 de novembro acontece o 35º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) e, numa construção coletiva de destaque da arte por meio das mais diversas manifestações, desde a divulgação do evento à programação musical, as equipes da Secretaria Municipal de Governo e Relações Comunitárias (Segov) e Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact) estão finalizando a agenda das atividades culturais que farão parte desta edição. E assim, retomando a tradição da elaboração da “Cartaz Oficial” do Fasc por algum artista/designer, a Prefeitura de São Cristóvão lançou o edital de concurso para premiação de cartaz com o tema: “Uma Cidade Onde a Cultura Impera, a Violência não Vira Espetáculo”.

A peça poderá ser criada por artistas plásticos, designers, publicitários, profissionais de comunicação visual ou interessados em geral, sendo maiores de 18 (dezoito) anos ou menores emancipados, visando a participação de artistas locais (e nacionais). O edital pode ser acessado no site institucional da prefeitura ((www.saocristovao.se.gov.br).


As inscrições para a seleção são gratuitas e poderão ser realizadas até 17 de setembro de 2018. Serão aceitas propostas de arte, preferencialmente, contemporânea nas modalidades: artes visuais (design, fotografia, artes plásticas, quadrinhos e grafite), arte eletrônica, objetos, instalações e artes populares. O resultado preliminar será divulgado na data de 20 de setembro de 2018.


Segundo a secretária Governo e Relações Comunitárias, Paola Santana, o foco é a produção artística. “Nossa intenção é fomentar a criatividade das pessoas, fazendo do Fasc um evento participativo e artístico desde a elaboração do cartaz oficial que representará a 35ª edição até a programação artística. O primeiro colocado ganhará premiação, mas, independentemente do prêmio, nossa intenção é estimular a produção emergente em artes visuais”, informou.


“O concurso é uma maneira democrática de participação dos artistas e de profissionais que entendem de designer gráfico. O cartaz do Fasc em si já uma obra de arte e assim deve ser pensado para este propósito e não apenas para fazer parte da programação visual do evento. O cartaz vencedor já será uma expressão prévia do festival”, pontuou o historiador Thiago Fragata.

Edital artístico
Para construir o banco de dados artístico/culturais da cidade, a Prefeitura de São Cristóvão (através da Fundact) lançou, no primeiro semestre deste ano, o Edital de Credenciamento de Artistas. Funcionando como uma espécie de catálogo para contratações, a intenção é que o inscrito possa compor a lista de opções para os eventos realizados pela prefeitura.


“Estamos abrindo espaço para artistas e profissionais da arte e cultura de Sergipe, atendendo aos princípios da impessoalidade e isonomia, previstos em lei. Sentimos a necessidade de fortalecer o movimento cultural de São Cristóvão, fomentando também o espaço para os artistas e produtores culturais de todo o Estado, criando assim uma cultura de profissionalização da arte. Este credenciamento irá atender às demandas de eventos culturais produzidos no município, como o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), a Feira São Criativos, o Carnaval dos Carnavais, nosso São João, entre outros”, explicou Paola Santana.


O credenciamento tem como meta a contratação de serviços de artistas e ou grupos artísticos nas áreas da música, teatro, dança, literatura, circo e cultura popular. Segundo frisou a assessora técnica da Fundact, Elma Santos, neste momento o foco é o Fasc. “Estamos concentrados neste trabalho de produção do festival e nossa intenção é que o artista inscrito faça parte do nosso casting artístico, sendo este contratado também para os mais diversos eventos realizados pela prefeitura”, disse.


A inscrição deve ser feita através do site oficial da Prefeitura Municipal de São Cristóvão (www.saocristovao.se.gov.br) através do link “Credenciamento de Artistas”. Vale ressaltar que a convocação do credenciado acontecerá de acordo com as necessidades, metas, disponibilidade financeira e orçamentária da Secretaria Municipal de Governo e das demais secretarias municipais.











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.