27/08/2018 as 10:38

Cultura

Museu da Gente Sergipana é um dos cinco mais visitados do Nordeste

A pesquisa é validada pelo Formulário de Visitação Anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).


Museu da Gente Sergipana é um dos cinco mais visitados do NordesteFoto: Walter Martins

Ao longo de sete anos de funcionamento, mais de 500 mil visitantes passaram pelo Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, sendo que, somente em 2017, 74.941 pessoas conheceram esse espaço de valorização e disseminação da cultura popular do estado de Sergipe. Número que confere ao museu mais um reconhecimento. Dessa vez como um dos cinco museus mais visitados do Nordeste e um dos 100 mais visitados do Brasil no ano de 2017, segundo o Formulário de Visitação Anual (FVA), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).


Esse quantitativo de visitantes, oriundos de diversos lugares do Brasil e do mundo, e especialmente do Estado de Sergipe, é destaque tendo em vista que ao todo no Nordeste 197 museus participaram da pesquisa e, em Sergipe, 13 instituições museais foram avaliadas. Para o diretor superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, o resultado é reflexo da maneira dinâmica pela qual as ações do museu são conduzidas. “Estar entre os cinco museus mais visitados do Nordeste é uma prova de que apesar de já estar em seu sétimo ano de funcionamento o museu se mantém como um equipamento vivo, dinâmico, frequentado por pessoas que já o conhecem, mas também sempre conquistando novos públicos. Sem dúvida isso se deve, além do nosso acervo tecnológico e interativo, à diversidade da nossa programação. A proposta educativa, que tem trazido cada vez mais estudantes de Sergipe e de outros estados para o museu, é mais uma explicação para esse sucesso de público”, afirmou Ezio.


A pesquisa visa colher e avaliar dados sobre a visitação aos museus de todos os estados do Brasil de modo que o resultado colabore e auxilie as instituições a desempenharem cada vez melhor seus papeis. “Queremos com esses dados estimular a troca de experiências, a consolidação e compartilhamento de boas práticas, proporcionando oportunidades de avaliação entre ‘pares’, estimulando que os museus observem outras instituições e que busquem aprimorar suas gestões no desenvolvimento de parcerias”, explica Rafaela Gueiros de Lima, coordenadora de Produção e Análise da Informação do Ibram, que também parabenizou o Museu da Gente pelo resultado. “Parabenizamos o Museu da Gente Sergipana e a equipe que compõe a instituição, entendendo que esse tipo de resultado reflete um trabalho comprometido com a comunicação e preservação do patrimônio por vocês salvaguardado”, concluiu.


Durante a pesquisa, o Instituto Brasileiro de Museus verificou que os museus brasileiros participantes da pesquisa receberam 32.239.871 visitantes ao longo do ano passado. O número corresponde ao total do público contabilizado entre os 1.001 museus que informaram realizar a contagem do público, dentre as 1.081 respostas válidas.

Museu da Gente Sergipana
Inaugurado em 26 de novembro de 2011, o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda é o primeiro museu de multimídia interativo do norte e nordeste, sendo comparável ao Museu da Língua Portuguesa e ao Museu do Futebol, em São Paulo. É um museu totalmente tecnológico voltado para expor o acervo do patrimônio cultural material e imaterial do estado de Sergipe, através de instalações interativas e exposições itinerantes. Instalado no antigo prédio do Colégio Atheneuzinho, o prédio foi totalmente restaurado pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese), seu mantenedor, em parceria com o Governo do Estado.


Considerado um marco histórico para o Estado de Sergipe, o museu conta com diversos espaços expográficos, exposições temporárias, além de espaço para eventos culturais que já fazem parte do seu calendário anual, como ‘Folia da Gente’, ‘São João da Gente Sergipana’, ‘Agosto Mês das Culturas da Gente’, ‘Tempo de Criança’ e ‘Natal da Gente Sergipana’. E para completar o mergulho na alma do povo sergipano, através da culinária e do artesanato, o visitante tem o Café da Gente e a Loja da Gente para conhecer ainda mais as riquezas do patrimônio cultural sergipano.

Outros reconhecimentos
Em 2014, o Museu da Gente Sergipana foi considerado um dos 10 melhores museus do Brasil, segundo o site TripAdvisor. Em 2012 recebeu o Prêmio Melhor da Arquitetura, concedido pela Revista Arquitetura e Construção. Em 2013, foi considerado a Atração do Ano pela revista Guia Quatro Rodas e recebeu o Prêmio Rodrigo de Melo Franco Andrade 2013, do Iphan, na categoria Responsabilidade Social. Em 2014, o site TripAdvisor concedeu ao museu o Certificado de Excelência no setor ‘Hospitalidade ao redor do mundo’ e o apontou como um dos 10 melhores museus do Brasil. Em 2016 ficou entre os museus com o maior número de visitações do Brasil, segundo a Expedia, uma das maiores agências de viagens online do mundo. É também indicado como lugar indispensável para visitação por reconhecidas publicações especializadas em turismo, a exemplo da revista Viagem e Turismo.


O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, em Aracaju, funcionando de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h. O telefone para contato é o (79) 3218-1551.