01/11/2018 as 09:47
SergipeSergipana realiza evento brasileiro de arte para público europeu em Viena.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O 6º Festival Cultural do Brasil é uma realização da Sociedade Austro Brasileira de Educação e Cultura (Papagaio), organização sem fins lucrativos sediada em Viena, que promove a cultura brasileira no exterior por meio de atividades educativas, artísticas e culturais. Idealizado e produzido pela sergipana, Vanessa Noronha Tölle, a programação 2018 vem composta de: exposição fotográfica, palestras, oficinas, performances, shows musicais, literatura, dança e gastronomia. A abertura oficial do evento acontecerá no dia 16 de novembro, no Weltmuseum Wien, em Viena.
Anualmente, Vanessa Noronha Tölle circula o Brasil selecionando parceiros para este projeto tão especial. “Já realizamos o festival em Viena, Lieboch, Graz, Gmünd e voltamos esta edição totalmente outra vez para Viena, contando com as parcerias do Weltmuseum Wien, da VHS Urania e da Embaixada do Brasil na Áustria. A nossa equipe vem se dedicando com afinco há meses, planejando e organizando esta sexta edição, sempre contando com a colaboração dos diversos artistas brasileiros que farão parte da nossa programação”, disse.
Ao longo de suas primeiras cinco edições, o Festival Cultural do Brasil fomentou conhecimento e a internacionalização das artes e do turismo do Brasil dentro da Europa. “O Weltmuseum Wien é considerado o maior museu antropológico da Áustria, foi fundado em 1876 e atualmente abriga um acervo de mais de 400 mil objetos etnográficos e arqueológicos da Ásia, África, Oceania e América. Estamos expandindo ano após ano nossas ações, parcerias e atividades contando com o respaldo de pessoas importantes para que cada edição seja um sucesso. Na abertura oficial do 6º Festival Cultural do Brasil teremos a presença do Exmo. senhor embaixador do Brasil, Ricardo Neiva Tavares, além de outras autoridades da Áustria e da Europa”, pontuou Vanessa.
Programação do 6º Festival Cultural do Brasil
Dia 15 de novembro (pré-festival)
VHS Urania (antigo observatório de Viena) - Exposição Fotográfica “Kuarup”, do fotógrafo brasileiro Paulo de Araújo, que captou imagens da Aldeia Yawalapití na região do Alto Xingu, na parte sul do Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso (que ficará em exibição por duas semanas).
Dia 16 de novembro (abertura oficial)
Musical “Meu Brasil Brasileiro - apresentação da Companhia Musical Allegro, da cidade de Guarapari no Espírito Santo, sob regência do maestro Inarley Carlleti.
Espetáculo de dança com a coreografia indígena “Arani” – apresentação dos bailarinos: Patrícia Brandão, Hannah Vacano, Alexandre Cardoso e Reynaldo Sabato.
Workshop de Capoeira - Contramestre Zangão do grupo Senzala.
Dia 17 de novembro (literatura, gastronomia e música)
Debates sobre a atualidade brasileira - palestrantes de Luiz Carlos Fernandes (Rio de Janeiro), Dra. Patrícia Pinheiro (Bahia) e Paulo de Araújo (Brasília).
Mesa Literária - apresentação das autoras: Manuela Tchoe, Jamile do Carmo, Clara Arreguy, Regina Drummond e Andrea Pelagagi. A ação conta com o apoio das editoras: Outubro, Girassol e Girabrasil. A professora Marina Corrêa será a mediadora. Participação do compositor e músico brasileiro Kias Oliveira.
Abertura da Semana da Gastronomia Brasileira (que prossegue até o dia 24 de novembro) - parceria com o Restaurante Ipanema (responsável pelos menus especiais do 6º Festival Cultural do Brasil).
Dia 18 de novembro (cinema, ação pedagógica, Carnaval)
Projeto Brasil na Lapa do Mundo - concerto musical do duo João Omar e João Liberato (apoio do Governo da Bahia).
Fórum do Museu - mostra de cinema com animação brasileira e homenagem ao cineasta Chico Liberato, além de exibições de filmes do homenageado, Maurício Squarisi, Arnaldo Galvão e César Coelho.
Ação Pedagógica ministrada por Vanessa Noronha Tölle para crianças juntamente com artistas e autores brasileiros.
Carnaval no átrio principal do Weltmuseum Wien com a Escola de Samba Baturim (encerramento)