12/11/2018 as 17:23

Música

Concerto “Cantos de Liberdade” traz música brasileira e russa ao Teatro Atheneu

Em um primeiro momento, os músicos do grupo abordarão a “Suíte Vila Rica” composta por Guarnieri em sintonia com as mais tocantes manifestações populares brasileiras.


Concerto “Cantos de Liberdade” traz música brasileira e russa ao Teatro Atheneu

No próximo feriado do dia 15 de novembro, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realiza mais um importante concerto de sua Temporada 2018. Sob a regência do maestro convidado Edilson Ventureli, o grupo realizará o espetáculo “Cantos de Liberdade”, interpretando a tradicional “Suíte Vila Rica”, do compositor paulista Mozart Camargo Guarnieri (1907-1963), e a grandiosa Sinfonia nº 1, op. 8, em Mi bemol maior, do russo Reinhold Glière (1875-1956).

 

Em um primeiro momento, os músicos do grupo abordarão a “Suíte Vila Rica” composta por Guarnieri em sintonia com as mais tocantes manifestações populares brasileiras. A obra desse período do compositor constituiu-se em uma expressão emblemática de aspectos peculiares do “nacional-modernismo” através de configurações rítmicas e melódicas diretamente inspiradas nas modinhas, toadas, cantigas infantis, rodas das violas caipiras e danças de origem africana.

 

Em ambiente sonoro singular, os temas apresentados na Suíte ilustram o contexto dramático do filme “Rebelião em Vila Rica”, inspirado nos ideais da Inconfidência Mineira, transpostos para os anos de 1940 em Ouro Preto, onde estudantes universitários se rebelam em tempos opressivos de ditadura reivindicando a demissão de um tirânico reitor. “Um concerto de identidades”: assim pode ser definido este repertório.

 

Já em um segundo momento, o concerto aborda belíssimas expressões do nacionalismo russo, com enorme ligação ao romantismo europeu. Segundo o maestro Guilherme Mannis, diretor artístico da Orsse, “a Sinfonia nº1 de Glière é um dos grandes pilares da Música Ocidental, e se caracteriza tanto por momentos suntuosos, de arrebatamento musical, quanto por pequenas melodias, que lembram os cantos de uma aldeia.”

 

Os ingressos, a preços populares, já estão à venda nas bilheterias do Teatro Atheneu. A Orsse é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura.











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.