20/11/2018 as 10:10

Estímulo

SESC promove Oficina de Criação Poética Sensorial Inclusiva

A oficina conduz os participantes ao universo das deficiências como forma de estímulo à produção de textos poéticos.


SESC promove Oficina de Criação Poética Sensorial InclusivaFoto: SESC

O Sesc promove até o dia 23 de novembro, na Unidade Siqueira Campos, Oficina de Criação Poética Sensorial Inclusiva, com o artista-terapeuta, Carlos Correia. A oficina conduz os participantes ao universo das deficiências como forma de estímulo à produção de textos poéticos.

De acordo com o supervisor de cultura do Sesc, Bosco Santos, o trabalho é realizado desde 2015 e resulta em composições sensíveis e sensibilizadoras, que emociona e informa os participantes sobre aspectos importantes da educação inclusiva. “Viver o universo das deficiências para entender a inclusão e criar textos poéticos sensibilizados e sensibilizadores é a premissa básica da oficina”, disse Santos.

O supervisor explicou que ao longo das aulas os participantes vivem experiências sensoriais capazes de transportá-los para o universo das deficiências: a cegueira, a surdez, a limitação motora, a polifonia intelectual. “A partir dessas vivências, são estimulados a produzir textos que servem de análise crítica sobre a Inclusão”, acrescentou.

Segundo Carlos Correia, a ideia do projeto Poesia Inclusa é ofertar aos trabalhos nascidos na Oficina de Criação Poética Sensorial Inclusiva vetores ainda mais amplos e disseminadores como dar visibilidade aos alunos autores que participam do curso, oferecer no universo virtual um canal midiático no qual produção poética inclusiva seja contemplada, além de mostrar concretamente que a produção de literatura brasileira também precisa se abraçar à preocupação com o fator inclusivo.











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.