24/11/2018 as 11:46

EM SERGIPE

Museu da Gente Sergipana recebe maior prêmio do Ministério da Cultura

Condecoração será entregue no próximo dia 28, ao diretor-superintendente do Museu, Ezio Déda


Museu da Gente Sergipana recebe maior prêmio do Ministério da CulturaFoto: André Moreira

Na próxima segunda-feira, dia 26, o Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda completa sete anos da sua inauguração. Nesta mesma semana, o Museu também recebe mais uma premiação, desta vez do Ministério da Cultura, como um dos indicados à Ordem do Mérito Cultural de 2018.

A homenagem foi instituída pelo art. 34 da Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, e regulamentada pelo Decreto nº 1.711, de 22 de novembro de 1995, com a finalidade de premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Cultura e, nesta edição, traz como tema 'Cultura Gera Futuro'.

A condecoração será entregue ao diretor-superintendente do Museu, Ezio Déda, no próximo dia 28, no Palácio do Planalto, em Brasília. Para Ezio, é importante que, mesmo depois de um período significativo de inauguração, o Museu continue sendo premiado de forma constante.

"Sete anos depois, temos o reconhecimento do Ministério da Cultura, através de uma Ordem do Mérito Cultural, que é uma das maiores premiações oferecidas pelo Ministério, para instituições e pessoas que fazem a diferença na cultura brasileira. Ter um Museu de Sergipe agraciado por essa premiação, e sete anos após a inauguração, mostra que o Banese está no caminho certo investindo na cultura através do Museu da Gente Sergipana e através do Instituto Banese. Esse reconhecimento nacional é a prova que o museu tem feito um diferencial que é enxergado fora de Sergipe, e que acabou atraindo notoriedade nacional", completou.

Outras premiações

Desde a inauguração, o Museu da Gente Sergipana já recebeu diversos prêmios, como 'O Melhor da Arquitetura 2012', na categoria 'Restauro', premiação inédita em Sergipe; 'Atração do Ano' pelo 'Guia Quatro Rodas Brasil' de 2013; 'Prêmio Rodrigo de Melo Franco Andrade' na categoria 'Responsabilidade Social', concedido pelo Iphan; e o 'Certificado de Excelência 2014' do site TripAdvisor, no setor 'Hospitalidade ao Redor do Mundo'.

Além dessas premiações, o Museu da Gente está entre os 10 melhores museus do Brasil, segundo o Travellers Choice Museus 2014. Em 2016, a Expedia, uma das maiores agências de viagens online do mundo, o indicou como um dos museus mais visitados no Brasil.

Neste ano de 2018, o Museu foi classificado como o primeiro, dos cinco museus, mais visitados do Nordeste, segundo o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e já recebeu até o mês de outubro, 571.040 visitantes. Para completar, em março deste ano, aconteceu a inauguração de uma das maiores homenagens à cultura popular sergipana: o Largo da Gente Sergipana.

Largo da Gente Sergipana

O espaço, localizado em frente ao Museu além do píer, de uma área de convivência e de um atracadouro, possui nove esculturas de 7 metros de altura que representam as danças e tradições, folguedos e manifestações da cultura popular de Sergipe: São Gonçalo, Taieira, Chegança, Reisado Parafusos, Cacumbi, Bacamarteiros e Lambe Sujo x Caboclinho.

O Largo também conta com um décimo elemento artístico, que faz uma homenagem ao Barco de Fogo do município de Estância. O lugar é uma instalação artística urbana integrada a paisagem natural do Rio Sergipe e ao Centro Histórico de Aracaju, e dialoga conceitualmente com o acervo do Museu da Gente Sergipana.











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.