04/04/2019 as 10:19

Desde o século XVIII

Tradicional Procissão do Fogaréu acontece dia 18 de abril

Este ano a celebração terá início às 21h, após a Missa do Lava-Pés que acontecerá às 18h, na igreja N. S. da Vitória (Matriz)


Tradicional Procissão do Fogaréu acontece dia 18 de abrilFoto: Divulgação

No dia 18 de abril, Quinta-feira Santa, uma das mais tradicionais celebrações culturais e religiosas de Sergipe acontece no município de São Cristóvão. A Procissão do Fogaréu, festa que é marcada por procissões e encenações contará este ano com a participação de 300 homens que percorrerão o Centro Histórico da cidade retratando atos da vida de Cristo.

Este ano a celebração terá início às 21h, após a Missa do Lava-Pés que acontecerá às 18h, na igreja N. S. da Vitória (Matriz). Assim como no último ano, todas as encenações acontecerão na Praça São Francisco. São retratados momentos como: a entrada de Jesus em Jerusalém, a Última Ceia, os Apóstolos, a traição de Judas, encerrando com a perseguição a Cristo e condenação.

De acordo com a comissão organizadora do G12 (grupo formado por homens, que encenam momentos que antecedem a crucificação de Jesus), os ensaios para preparação da procissão estão ocorrendo nas segundas, quartas e sextas, as 19h30, na Praça São Francisco. “O Fogaréu é uma encenação ao ar livre onde todos os homens que compõem o grupo possuem uma função, sendo elas: 70 soldados, 110 escribas e fariseus, 55 matracas, 46 quadros e lanternas, além de outros figurantes que totalizam quase 300 pessoas”, explicou Daniel Lima Costa, membro da comissão organizadora.

Tradição

A Procissão do Fogaréu foi trazida pelos portugueses e desde o século XVIII faz parte do calendário cultural do município. Vale frisar que no ano de 1963 aconteceu uma interrupção do evento, por ordens de Frei Fernandes, que justificou, na época, a não compreensão da simbologia por parte dos homens que participavam do séquito. A retomada da tradição do Fogaréu aconteceu em 1978, e, desde então, a mobilização popular não deixa o evento cair no esquecimento.











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.