24/04/2019 as 14:05

Cultura

Orsse apresenta concerto ‘Uma noite em Viena’ no Atheneu

Executada pela primeira vez no Estado, “Uma Noite em Viena” é conhecida pelos estudiosos como uma das mais luminosas peças, celebrada também como sua sinfonia “Pastoral”


Orsse apresenta concerto ‘Uma noite em Viena’ no AtheneuFoto: Divulgação/ASN

Sob a batuta do maestro Guilherme Mannis, na próxima quinta-feira, 25, a ‘Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse)’ estará de volta ao palco do Teatro Atheneu para apresentar o concerto “Uma Noite em Viena” com grandes obras de compositores germânicos que tiveram ligação com a cidade. O concerto, sob a regência do maestro Guilherme Mannis, terá inicio às 20h30, e os ingressos, a preços populares, estão disponíveis nas bilheterias do Teatro.

Executada pela primeira vez no Estado, “Uma Noite em Viena” é conhecida pelos estudiosos como uma das mais luminosas peças, celebrada também como sua sinfonia “Pastoral”. Segundo o maestro da Orsse, trata-se de uma Catedral da Música. “A obra evidencia o pensamento formal de um criador em sua maturidade artística aliada a grande expressividade lírica. Trata-se de uma peça densa, mas com momentos de muita tranquilidade e delicadeza”, enfatizou Guilherme.

Completa o programa a Abertura em Sol menor, do compositor austríaco Anton Bruckner, que evidencia momentos de grande densidade harmônica e de sonoridades imponentes, e a Abertura da ópera “A ilha deserta”, do também austríaco Joseph Haydn. Compositor do classicismo, foi adepto do movimento Sturm und Drang (Tempestade e desejo), compondo peças, tal qual esta abertura, em que variações abruptas de emoções traduzem-se em gestos musicais.











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.