20/09/2019 as 11:48

Ação

Programa Praia Limpa neste domingo, dia 22

A ação objetiva alertar quanto aos problemas pelo descarte de resíduos na praia e estimular a adoção de práticas de conservação do meio ambiente, em especial da vida marinha.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a Prefeitura de Aracaju, ralizará, neste domingo, dia 22, na região dos Arcos da Orla de Atalaia e da Cinelândia, das 8h às 13h, mais uma edição do programa Praia Limpa. A ação objetiva alertar quanto aos problemas pelo descarte de resíduos na praia e estimular a adoção de práticas de conservação do meio ambiente, em especial da vida marinha.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, o Praia Limpa se insere no contexto do World Cleanup Day, um programa de ação social global que visa a combater o problema global do descarte irregular de resíduos sólidos, incluindo o problema dos detritos marinhos. Essa data é utilizada pela Sema para reforçar um de seus pilares de atuação, que é a educação ambiental.

“Ao fazer uma ação dessa, coordenada, trazemos para agenda da sociedade a importância de parar e pensar sobre esse assunto, de conter seus resíduos e que os estabelecimentos que trabalham por ali saibam fazer o descarte correto, principalmente dos óleos. O efeito de descartes incorretos é devastador, não apenas como algo mais imediato, como na fauna marinha, mas também daqui para frente”, alerta o secretário.

Na programação do evento, exposições ambientais do Projeto Tamar, Ibama, Aracaju Lixo Zero e Sema; e a blitz ambiental, com entrega de panfletos. Na praia da Cinelândai, a população também poderá trocar óleo de cozinha usado por copos sanfonados; para cada 1L de óleo, um copo, até quando durarem os estoques.

Já nos Arcos da Orla, haverá a soltura de tartarugas, feita pelo Projeto Tamar, aberta ao público e indicada para qualquer faixa etária; e a caminhada pela acessibilidade para limpeza simbólica da faixa de areia, que irá até a Cinelândia e será conduzida pela grupo percussivo ‘Burundanga’.

O Praia Limpa é realizado durante todo o ano na Orla de Aracaju e conta com ações de sensibilização para minimizar o descarte de resíduos e óleo de cozinha no ambiente costeiro, além das campanhas de sensibilização acerca da Lei 5.203/2019, que trata da proibição de canudos que não sejam biodegradáveis.

Confira a programação:

8h - Soltura de tartarugas (Arcos da Orla)

8h às 12h

Exposições Ambientais (Praia da Cinelândia)

Troca de óleo de cozinha usado por copos sanfonados (Praia da Cinelândia)

9h às 12h - Blitz Ambiental (Praia da Cinelândia)

9h - Caminhada pela acessibilidade para limpeza simbólica da faixa de areia dos Arcos da Orla até a Cinelândia, conduzido pelo grupo percursivo ‘Burundanga’.